Vereadores terão mais tempo para analisar o Código da Cidade

12/04/2019 - Silmara Cavalcante

Na manhã desta sexta-feira, 12, a Comissão Especial de análise de matérias que alteram o Plano Diretor, se reuniu para apreciar o parecer ao projeto de lei complementar (PLC) n° 6/19, que trata sobre o Código da Cidade. O relator, vereador Renan Colares (PDT), se manifestou favorável a matéria e sugeriu duas emendas, uma supressiva […]

Na manhã desta sexta-feira, 12, a Comissão Especial de análise de matérias que alteram o Plano Diretor, se reuniu para apreciar o parecer ao projeto de lei complementar (PLC) n° 6/19, que trata sobre o Código da Cidade. O relator, vereador Renan Colares (PDT), se manifestou favorável a matéria e sugeriu duas emendas, uma supressiva e outra substitutiva.

“O motivo das emendas são atecnias. A supressiva retira um artigo e a substitutiva altera um artigo, e nessa mesma substitutiva ela altera outro artigo que é suprimido na outra emenda”, explicou o vereador.

O parecer ao PLC foi discutido pelos vereadores Dr. Porto (PRTB), Sargento Reginauro (sem partido) e Benigno Júnior (PSD). Todos esses parlamentares e o vereador Michel Lins (PPS), pediram vistas ao projeto. Eles ressaltaram a importância de revisar o documento, evidenciando que o Código da Cidade possui 1.002 artigos.

O presidente da Comissão Especial, vereador Esio Feitosa (PPL), destacou que o pedido de vistas faz parte do processo democrático e proporcionará aos vereadores mais tempo para sugerir o aperfeiçoamento do projeto.

“A matéria é robusta e implica no dia a dia de todos. É legítimo que os vereadores sejam demandados por segmentos, por seus eleitores e pela cidade. O sentimento que eu tenho é que estamos na reta final. O pedido de vistas implica na suspensão da apreciação do parecer por quatro sessões ordinárias, quer dizer, duas semanas. Tendo em vista que a gente já esperou quatro anos e meio, isso não tem impacto e isso é bom para mostrar que a Câmara respeita os prazos e o processo legislativo. Ainda estamos sendo demandados por muitos setores e é importante o debate. Estamos abertos a conversar e receber as contribuições”, pontuou Ésio.

Comissão de Observação

O projeto que dispõe sobre o Código da Cidade já tramita desde 2016 e já possui mais de 100 emendas protocoladas no Departamento Legislativo. O projeto ainda prevê a criação de uma comissão de observação, que terá como missão observar e sugerir as mudanças necessárias ao Código da Cidade, para que a legislação seja atualizada de acordo com a dinâmica da cidade.

Foto: Érika Fonseca.

Leia Mais

Legislativo e Sociedade: Audiências contribuem para um amplo debate sobre o Código da Cidade
Debate sobre o Livro I do Código da Cidade já levanta algumas questões para análise do Parlamento
Livro II do Código da Cidade dispõe sobre regulamentos urbanísticos de edificações
Legislativo debate Livro III do Código da Cidade
Legislativo convida população para debate sobre o 4º livro do Código da Cidade