Luciram Girão: trajetória política e o legado na história da Câmara Municipal

07/05/2019 - Anna Regadas

Ao lembrar do vereador Luciram Girão (PDT), familiares, parlamentares e pessoas próximas do seu convívio relataram que apesar da sua personalidade forte, como denominaram alguns, era um homem de coração enorme, que dedicou sua vida a ajudar ao próximo. O parlamentar que, ao longo de quase 15 anos de trajetória política, atuou principalmente na área […]

Ao lembrar do vereador Luciram Girão (PDT), familiares, parlamentares e pessoas próximas do seu convívio relataram que apesar da sua personalidade forte, como denominaram alguns, era um homem de coração enorme, que dedicou sua vida a ajudar ao próximo. O parlamentar que, ao longo de quase 15 anos de trajetória política, atuou principalmente na área de saúde, e na defesa de direitos básicos da população, pavimentou um caminho sólido para se constituir como uma força política, deixando o seu legado na história da Câmara Municipal e da cidade de Fortaleza.

Advogado, Historiador e Administrador de Empresas, formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), o parlamentar nasceu no dia 20 de maio de 1950 no município de Maranguape, a 27 quilômetros da capital. Ingressou na política através do convite do seu irmão, atual deputado estadual Lucílvio Girão, que na época era vereador e decidiu sair na disputa para o cargo de deputado.

Luciram foi eleito, como vereador, pela primeira vez em 2004, pelo PSL, com 6.903 votos, chegando a ocupar a 1ª Secretaria da Mesa Diretora. Foi reeleito em 2008, com 9.198 votos, sendo novamente eleito 1º Secretário da Câmara Municipal para o biênio. O vereador estava no exercício do quarto mandato, ao se eleger em 2016 com 8.239 votos.

A sinceridade habitualmente era a sua principal característica nunca deixando de falar aquilo que o incomodava e ia contra as suas convicções. Assim era, de perfil inteiro e extremamente verdadeiro ao defender seus ideais, mantendo um posicionamento independente, mesmo sendo da base do governo.

Sua trajetória política ficou marcada pelas diversas iniciativas que propôs através de projetos, requerimentos, indicativos, que previam desde solicitações de pavimentação, saneamento básico, reforma de campos, instalação de iluminação pública, de asfalto, operação tapa-buracos até a construção de creches, praças e areninhas. O parlamentar ainda teve forte atuação na fiscalização das ações e dos equipamentos do Executivo.

Veja através desse link alguns dos projetos de iniciativa do vereador Luciram Girão (PDT).

Um dos seus legados, conforme o relato emocionado do seu irmão Lucílvio, foi a implantação da gratificação dos diretores das Escolas Municipais. “Luciram era um homem de bem, homem honesto, que cumpriu sua missão como vereador. Teve um projeto dele que ficou na história da cidade, ao conseguir dar a gratificação para os diretores de Escolas. Juntos nós conseguimos construir dois conjuntos; o São Bernardo, e o Conjunto Alvorada, que ele amava e adorava, e fazia de tudo para conseguir melhorias para a região, como a reforma da Escola, projetos sociais e culturais até a implantação da primeira linha de ônibus do terminal de Messejana. Então ele deixa um grande legado”, relatou.

Depoimentos dos Parlamentares:

Para o vereador Benigno Júnior (PSD), a Câmara perde um grande representante. “Luciram teve quatro mandatos consecutivos e um trabalho muito forte na cidade, principalmente na área da saúde, e a gente vê pelas pessoas que estão vindo aqui desde a madrugada, o trabalho que realizou e o amigo querido que era. Então fica a saudade de um vereador atuante, que tinha as suas posições firmes, suas convicções independentes de ser da base. Ele tinha essa característica, era uma pessoa que mantinha a sua coerência nas suas decisões. Quem convivia sabia do seu jeito turrão, mas que tinha um coração grande, de presteza, solidariedade, que ajudava as pessoas. E perde a cidade e a Câmara, que tinha aqui uma pessoa séria de posicionamento forte”, destacou.

Já o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT) ao lembrar do correlegionário, relatou o momento que o conheceu. “Tive o prazer de conhecê-lo em 2009, quando assumi e sentei ao lado dele, ele que já era vereador veterano, pois já tinha um mandato. E realmente a minha primeira impressão foi de uma pessoa muito dura, mas depois que passei a conhecer o Luciram vi o seu coração e a pessoa alegre. Era um grande amigo, um grande político que prestou um grande serviço na nossa cidade”, pontuou.

Segundo o vereador Jorge Pinheiro (DC), o sentimento que fica é de saudades. “Temos nossa fé e acreditamos que ele está muito melhor, mas o sentimento que fica é de saudades. Ele não tinha papas na língua, e dizia aquilo que pensava, era muito aberto. Estive com ele na Comissão de Educação, e a gente via o seu trabalho para tornar mais transparente e com maior lisura toda ação do Poder Público”, ressaltou.

O mesmo sentimento foi compartilhado pelos vereadores Marcelo Lemos (PSL), Michel Lins (PPS), Gardel Rolim (PPL) e Carlos Mesquita (PROS), que relembraram os momentos de convivência com Luciram, destacando a sua experiência e os ensinamentos que repassou para a nova geração de políticos. “É uma dor muito grande, acabo de perder um amigo. Quando entrei nessa Casa ele me ensinou muito, é um exemplo de político e vai deixar muita saudade”, lamentou Marcelo Lemos.

O ex-presidente da Câmara Municipal e deputado estadual Walter Cavalcante (MDB), além do deputado estadual Heitor Férrer (SD) manifestaram pesar pela perda do colega parlamentar. “É um momento que nos deixa muito tristes, uma pessoa que contribuiu muito para o desenvolvimento da cidade, pessoa que sempre trabalhou pensando no bem comum”, manifestou Walter.

Fotos: Silmara Cavalcante e André Lima

VEJA MAIS

Câmara Municipal de Fortaleza realiza velório do vereador Luciram Girão

Câmara Municipal de Fortaleza decreta luto oficial de 3 dias pelo falecimento do vereador Luciram Girão