Covid-19: Fake News se espalham mais rápido do que notícias verdadeiras

15/05/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Compartilhar notícias falsas pode geral multa que varia entre R$ 224,48 a R$ 2.244,88

Diversos setores da sociedade já trabalham para coibir e orientar à população sobre as Fake News que acabam se tornando um verdadeiro desserviço para a sociedade. Diante do debate, o cuidado com a verificação das informações muitas vezes pode diminuir a circulação desses conteúdos enganosos que em algumas situações se tornam atos criminosos.

Segundo o delegado Carlos Teófilo, da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), os crimes de Fake News, como os demais crimes cibernéticos, ainda não possuem uma delegacia especializada para tais crimes. O delegado informa que atualmente a pessoa vítima de Fake News deve se dirigir à delegacia de sua área e pedir a abertura de um inquérito policial por meio de uma notícia crime. Caso o autor da notícia falsa seja descoberto, responderá pelo crime de difamação a honra.

Carlos Teófilo ainda ressalta a importância da população em checar todas as informações recebidas, seja via WhatSapp, principal fonte de notícias falsas, Instagram e Facebook. O delegado solicita que as pessoas não repassem informações falsas, ajudando assim a coibir a desinformação. “É importante que as pessoas possam chegar a veracidade das informações através de canais de comunicação confiáveis e de ferramentas de verificação existentes”, pontuou.

No último dia 30 de abril, o governador Camilo Santana (PT) sancionou a Lei Estadual 17.207/2020, que estabelece multa para quem dolosamente divulgar, por meio eletrônico ou similar, notícias falsas – as conhecidas Fake News, sobre epidemias, endemias, e pandemias no estado Ceará. A iniciativa do projeto foi de autoria da deputada Augusta Brito (PCdoB). A lei estabelece multa de 50 a 500 UFIRCEs (o que equivale a R$ 224,48 a R$ 2.244,88).

>> Ceará vai multar quem compartilhar notícia falsa

No campo da psicologia, muitos profissionais acreditam que as Fakes News acabam gerando diferentes e intensos sentimentos no receptor da mensagem, as pessoas tendem a acreditar em conteúdos que não abalam o seu sistema de crenças em meio as relações sociais que vivem. Para a psicóloga Isadora Dias, a propagação das notícias falsas carrega muitas vezes um viés de apelo emocional, de impacto e de urgência, principalmente no momento que vivemos de isolamento social.

Isadora relata que no cenário atual, as pessoas estão mais vulneráveis com a situação emergencial que país enfrenta e, muitas vezes, elas são arrebatadas emocionalmente através de notícias falsas e acabam não usando de senso crítico para checar essas informações. “É preciso compreender a complexidade sobre o assunto. Hoje qualquer um pode criar e divulgar suas próprias notícias. As Fakes News carregam um apelo emocional e muitas vezes são ligadas a certas ideologias”, disse.

Ferramenta contra Fake News

Com intuito de combater de forma rápida e objetiva a propagação de notícias imprecisas, exageradas ou mentirosas que possam levar desinformação aos cearenses. o Governo do Estado Ceará lançou no último mês de abril, a plataforma Antifake CE, uma agência oficial para checagem de dados e estabelecimento da verdade em temas ligados à administração pública estadual. A agência é formada pelas equipes técnicas e de comunicação das secretarias e órgãos vinculados, que esclarecem dúvidas, recebem denúncias e combatem os efeitos das informações falsas.

Imagem: reprodução site antifake CE

Para denunciar Fake News, o cidadão pode utilizar os seguintes meios:

Pelo WhatsApp: (85) 98439-0655
Pelo Telegram: (85) 98956-1392
Pelo e-mail: web@imprensa.ce.gov.br
Pelas redes sociais: via direct/inbox nas contas oficiais do Governo (Instagram, Facebook Imprensa, Facebook e Twitter)

>> Antifake CE: portal ajuda população a checar veracidade das informações

Informações: Governo do Estado

Foto: Érika Fonseca