Antifake CE: portal ajuda população a checar veracidade das informações

30/04/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A nova ferramenta apresenta dicas essenciais para o cidadão identificar notícias falsas.

Devido as medidas de isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus, vem aumentando na sociedade a propagação de informações sobre o tema. Acompanhado disso, também crescem as notícias falsas, as famosas Fake News, que acabam sendo um desserviço para a população, além de gerar o medo. Visando isso, o Governo do Estado Ceará lançou na última quarta-feira (29) a Antifake CE, uma agência oficial para checagem de dados e estabelecimento da verdade em temas ligados à administração pública estadual.

Foto: Divulgação Governo do Ceará

De acordo com o Executivo, o objetivo da plataforma online é combater de forma rápida e objetiva a propagação de notícias imprecisas, exageradas ou mentirosas que possam levar desinformação aos cearenses. A agência é formada pelas equipes técnicas e de comunicação das secretarias e órgãos vinculados, que vão esclarecer dúvidas, receber denúncias e combater os efeitos das informações falsas.

No site, o cidadão terá acesso a dicas sobre como identificar informações falsas. Entre os procedimentos, é importante sempre verificar a fonte da notícia, observar a data de publicação, ler o texto completo e desconfiar de áudios, imagens e vídeos encaminhados em aplicativos de trocas de mensagens. Confira abaixo as formas de denunciar as Fake News.

Foto: Divulgação Governo do Ceará

Pregando a união de todos para combater à pandemia, governador Camilo Santana (PT), tem criticado de forma recorrente quem se aproveita do momento para desinformar. “Fico impressionado com a quantidade de Fake News que estão criando nesse momento de forma maldosa. Quero pedir a vocês que não compartilhem. Esse é um momento que precisamos estar acima de qualquer questão política, partidária, ideológica”, pontuou.

Multa Contra Fake News

Na tentativa de diminuir a propagação de notícias falsas, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou ontem (29), através de sessão por videoconferência, o PL nº 72/2020, de autoria da deputada Augusta Brito (PCdoB), com coautoria dos deputados Fernando Santana (PT), Guilherme Landim (PDT) e Salmito Filho (PDT). O projeto estabelece multa para quem divulgar por meio eletrônico notícias falsas, as chamadas Fakes News, informações sobre epidemias, endemias e pandemias no Ceará.

Segundo a proposta, a multa para quem dolosamente divulgar por meio eletrônico ou similar notícia falsa sobre epidemias, endemias e pandemias no Estado do Ceará ficou estabelecida de 50 a 500 Unidade Fiscal de Referência – (UFIRCE) que atualmente ficaria entre R$ 224 a R$ 2.200 reais. A multa aplicada será revertida para o apoio e tratamento de epidemias, endemias e pandemias na rede estadual de saúde. O projeto de lei agora segue para sanção do governador Camilo Santana.

Na justificativa do projeto, a deputada destaca que as Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente podendo gerar pânico, danos morais, patrimoniais e até morte. A divulgação e propagação de informações falsas ou distorcidas tem provocado grande debate em torno de sua coibição e dos limites da tentativa de punição. “A aplicação de uma multa irá desencorajar, substancialmente, a propagação de informações não verídicas”, disse.

Informações: Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Ceará

Foto: Divulgação do Governo do Ceará