Nova edição do Câmara Notícias destaca ações voltadas às mulheres

16/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

O periódico mensal destaca as principais pautas da Câmara Municipal de Fortaleza

Além da Sessão Solene que celebrou o Dia Internacional da Mulher, a atual edição do jornal traz a ação do “Meu bairro, nossa Câmara”, na Regional 10; as oficinas e visitas guiadas do programa “político, eu!?!”; as ações da Procuradoria Especial da Mulher em terminais de ônibus de Fortaleza; e a apresentação dos resultados do programa Juventude Digital, pelo Executivo Municipal.

Dentre as ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promoveu uma solenidade, onde homenageou 39 mulheres escolhidas pelas vereadoras da Casa. Na ocasião, foi destacada a trajetória de cada homenageada e o lugar das mulheres na sociedade.

O bairro Aracapé (Regional 10), recebeu a nona edição do projeto “Meu Bairro, Nossa Câmara”, que proporcionou aos moradores locais e adjacentes, um contato direto entre a população e os vereadores. Além disso, contou com uma estrutura que ofertou de diversos serviços essenciais, como emissão de documentos e atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O programa “Político, Eu!?!” têm estreitado os laços entre alunos da Rede Municipal de Ensino e o Parlamento Municipal, visando fortalecer a participação cidadã, na política. Em meio às ações do Programa, “A Escola vai à Câmara”, tem realizado oficinas, nas escolas, sobre o funcionamento das sessões plenárias, além de visitas guiadas à Câmara Municipal, onde os estudantes simulam uma sessão plenária, na Casa Legislativa.

Seguindo as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher, terminais de ônibus da Capital receberam uma ação educativa realizada pela 1a Comitiva em Defesa das Mulheres, realizada pela Câmara de Fortaleza, por meio da Procuradoria Especial da Mulher. O movimento levou aos transeuntes, informações de prevenção e combate à violência, à discriminação contra a mulher e à desigualdade de gênero.

O Legislativo Municipal recebeu, em suas dependências, os representantes do Programa Juventude Digital, política pública permanente de capacitação de jovens para o mercado da tecnologia, aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza. O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia junto com sua equipe técnica, apresentaram o relatório de ações e resultados do Programa.

Estas e outras notícias, você pode acompanhar na 108ª edição do Câmara Notícias, que além de impresso, também está disponível no formato digital, no site oficial da Câmara Municipal de Fortaleza: cmfor.ce.gov.br

O informativo do Legislativo municipal é publicado mensalmente, fortalecendo a política de acesso à informação. Acesse aqui para ver as demais edições, também, em formato digital.

Foto: Érika Fonseca