Covid-19: Centro de Acolhimento e Isolamento Social continua atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social

10/08/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os pacientes são encaminhados pelas equipes do Programa Saúde da Família da Prefeitura.

Centro de Formação Olímpica

Com a proposta de acolher pessoas em situação de vulnerabilidade social com sintomas leves da Covid-19, o Centro de Acolhimento e Isolamento Social (CAIS), sediado no Centro de Formação Olímpica (CFO), continua recebendo pessoas que se enquadram no perfil de atendimento. O programa teve início no último dia 17 de julho.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de 322 testes realizados pelas unidades de saúde, quatro testaram positivo para o novo Coronavírus e dois encontram-se atualmente em isolamento social no CAIS. Os pacientes são acolhidos de forma voluntária por sete a 14 dias com o objetivo conter o ciclo de contágio e diminuir a circulação da doença.

Com capacidade para atender até 200 residentes temporários, o CFO, além de oferecer área de lazer, alimentação e monitoramento do quadro de saúde dos pacientes, o centro tem a proposta de ser uma extensão da residência dos usuários que não tenham condições de cumprir o isolamento domiciliar em função de dificuldades estruturais.

Para ter acesso ao Centro os pacientes devem ser diagnosticados com sintomas leves da Covid-19 e morarem em áreas sociais e físicas de maior vulnerabilidade social da cidade.

Informações: Secretaria de Saúde

Foto: Érika Fonseca