Residência temporária para pacientes com sintomas leves de Covid-19 é oferecida em Fortaleza

23/07/2020 - Ana Clara Cabral

Priorizando população mais vulnerável de Fortaleza, o Centro de Acolhimento pretende assegurar o isolamento social de pessoas com sintomas leves de Covid-19.

Centro de Formação Olímpica

População infectada pelo novo coronavírus com sintomas leves e que estejam em atendimento nos Postos de Saúde podem ser encaminhadas para o Centro de Acolhimento e Isolamento Social estruturado no Centro de Formação Olímpica (CFO) por iniciativa dos governos Municipal e Estadual, Instituto da Primeira Infância (Iprede) e Fundação Itaú.

O novo equipamento tem como objetivo disponibilizar uma estrutura temporária às pessoas positivas para Covid-19, que devem cumprir o isolamento social mas as condições não permitem, seja por morar muitas pessoas na mesma casa ou conviver com pessoas do grupo de risco. Ao aceitar o internamento voluntário para isolamento, o paciente protege outras pessoas de serem infectadas.

“É um ambiente estruturado e confortável, com equipe treinada para acolher de forma humanizada as pessoas que queiram fazer a quarentena de forma segura. Ficarão de 7 a 14 dias no local por vontade própria, garantindo que não passe o vírus para seus entes queridos”, explicou Joana Maciel, secretária municipal de Saúde.

Veja o que disse a secretária:

Segundo Aline Gouveia, coordenadora das Regionais de Fortaleza, o serviço é uma extensão da residência dos usuários e são oferecidos exclusivamente aos pacientes atendidos nos Postos de Saúde da cidade, com sintomas leves e para pessoas de 18 a 60 anos. O local tem capacidade para acolher 200 pessoas.

“No Centro de Acolhimento e Isolamento Social, o usuário terá um quarto privativo, todas as refeições diárias garantidas, monitoramento dos sinais vitais e ambulância disponível 24 horas caso o paciente tenha uma intercorrência clínica ou piora de seu estado”, disse.

Até o momento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o equipamento inaugurado na última sexta-feira (17) não recebeu ninguém. “O encaminhamento é feito a partir da concordância do usuário e se o mesmo for positivo.

Foto: Érika Fonseca