Fortaleza inicia a fase 3 do Plano de Retomada, mas com restrições

06/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Restaurantes e templos religiosos têm atividades ampliada para 50% da capacidade. Fortaleza segue em isolamento social com o uso obrigatório de máscara

O governador Camilo Santana (PT) acompanhado do prefeito Roberto Cláudio (PDT), anunciou na manhã de sábado (4), em transmissão ao vivo nas redes sociais, a renovação do decreto de isolamento social por mais sete dias e o início da fase 3 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais em Fortaleza, mas com restrições. Bares e barracas de praia continuam sem funcionar, e restaurantes têm permissão para abrir ao público apenas durante o dia (9h às 16h), como já vem sendo realizado nas últimas duas semanas. O uso de máscaras segue obrigatório em todo o estado.

“As restrições de não abrirem ainda bares, restaurantes à noite e barracas de praia continuam sendo avaliadas durante a próxima semana. Isso para não acontecer aqui o que aconteceu em muitos países que reabriram e fecharam novamente. Fazer com muito zelo, muita responsabilidade, muita prudência, para que o estado não tenha que retroceder”, disse o governador do Ceará.

O avanço para a fase 3 só foi possível, segundo o governador Camilo Santana devido a redução nos índices da doença na Capital e do atendimentos na rede de saúde. “As demandas da saúde estão diminuindo, a procura por assistência, números de novos casos e óbitos, assim como maior disponibilidade de leitos com UTI, nos levam a passar para a fase 3 na Capital, mas com algumas restrições daquilo que estava no plano inicial”, pontuou o governador.

Na fase 3 vários setores passam a funcionar com 100% de sua cadeia produtiva, são eles:

Setor Presencial Detalhamento
TÊXTEIS E ROUPAS             100% Completa Cadeia Inclusive shoppings
COMUNICAÇÃO,PUBLICIDADE E EDITORAÇÃO    100%  Completa a cadeia fases anteriores
INDÚSTRIA E SERVIÇOS DE APOIO   100% Completa a cadeia sem aglomeração
ARTIGOS DO LAR   100% Completa a cadeia fases anteriores
CADEIA AGROPECUÁRIA 100% Completa a cadeia fases anteriores
CADEIA MOVELEIRA 100%  Completa a cadeia fases anteriores
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 100% Completa a cadeia fases anteriores
LOGÍSTICA E TRANSPORTE 100%     Completa a cadeia comércio e reparação de bicicletas
COMÉRCIO E SERVIÇOS DE HIGIENE E LIMPEZA 100% Completa a cadeia fases anteriores
CADEIA AUTOMOTIVA 100% Completa a cadeia fases anteriores
COMÉRCIO DE OUTROS PRODUTOS 100% Completa cadeia de saneantes, livrarias, brechós, papelarias e caixões

Na fase 3, os restaurante e similares (lanchonetes e praças de alimentação) passam a operar com 50% do serviço presencial. Os estabelecimentos voltaram a funcionar no dia 22 de junho com uma série de medidas de segurança e de protocolos sanitários para garantir a retomada das atividades.

>>>Fiscalização: vistorias em estabelecimentos comerciais reforçam protocolos sanitários

A ampliação das atividades também é estendida aos templos religiosos, que podem realizar celebrações presenciais com 50% da capacidade.

Com informações: Gov. do Ceará

Foto: Mateus Dantas