Covid-19: A leitura é uma boa alternativa durante o isolamento social

08/06/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A procura por coleções de livros cresceu consideravelmente durante a pandemia

Em tempos de pandemia, a população se viu obrigada a ficar confinada em suas residências. Para tentar ocupar de forma lúdica e cultural o tempo ocioso, os novos adeptos e os já assíduos leitores vêm realizando no período de isolamento social, decretado em decorrência da Covid-19, verdadeiras maratonas pelo mundo das palavras sem sair do conforto do lar.

Segundo a professora Hermínia Lima, que integra o corpo de docentes da Universidade de Fortaleza (Unifor), os benefícios que a leitura proporciona, ainda mais no momento em que a sociedade vive, são enormes. “Nestes tempos de pandemia, de isolamento social, uma das boas ocupações que a gente pode ter, que faz muito bem, é a leitura”. A professora ainda destaca que a leitura sequenciada tem se popularizado cada vez mais entre o público leitor, aumentando as vendas de boxes especiais que agrupam livros por gênero, coleção ou autor.

Cursando medicina na Unifor, a jovem Larissa Pontes destacou que é uma leitora obcecada por leitora de mundos fantasiosos, como “Harry Potter” e “As Fronteiras do Universo” e, que neste momento de quarentena, tem se voltado cada vez mais para esse gênero da literatura. “Eu me redescobri nesse período. Os livros fantasiosos e as sagas de ficção continuam sendo formas de se reaproximar de si mesmo, de aspectos da nossa personalidade que se perderam com a correria do tempo”, disse.

Com o aumento das vendas por ‘ecommerce’ durante esse período, as grandes lojas especializadas do ramo vêm faturando com a procura pelas coleções de livros tipo “box” que costumam ser mais caras. Segundo dados do site especializado Publishnews, no último mês de maio os boxes mais procurados foram: (Ficção: Jane Austen – Editora Martin Claret; O essencial Sherlock Holmes – Editora Aeroplano), (Infantojuvenil: Harry Potter – Editor Rocco e Alice no País das Maravilhas da editora Pandorga). A Publishnews oferece aos leitores rankings semanais, mensais, anuais tanto de livros, como de editores.

>>>Isolamento Social: Livros infantis estão disponíveis na internet para leitura

Leitura gratuita durante a pandemia

Alguns sites e editoras estão disponibilizando ebooks e títulos digitais gratuitos para quem está isolado em casa durante a pandemia do coronavírus. Dentre os títulos disponibilizados estão: livros da literatura brasileira e estrangeira, ficção, romances, biografias, culinárias, suspense, ação dentre outros. Confira a lista de completa de site e editoras com livros e ebooks gratuitos:

Informações: Publishnews e Unifor

Foto: Evilázio Bezerra