Representantes de instituições financeiras e órgãos públicos deliberam ações no combate ao coronavírus

20/04/2020 - Rochelle Nogueira

Após receber recomendações do Procon Fortaleza e dos Ministérios Públicos Estadual, por meio do Decon-CE, e Federal, instituições financeira e casas lotéricas participaram de reunião virtual para tratar sobre ações e medidas no combate a pandemia.

Movimentação dos bancos

Em resposta as recomendações do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) e os Ministérios Públicos Estadual e Federal, que recomendaram aos bancos e casas lotéricas medidas que visem diminuir a aglomeração de pessoas nas filas durante a pandemia provocada pelo Coronavírus, representantes de instituições financeiras e órgãos públicos participaram de reunião virtual para tratar sobre medidas de contenção.

A Secretária-Executiva do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – DECON, Promotora de Justiça Liduina Martins, apontou o problema das aglomerações nas filas externas das agências bancárias e lotéricas, e citou o perigo de contaminação pelo novo Coronavírus.

Os representantes dos bancos, destacaram os esforços de cada instituição no sentido de contribuir com a situação, e apresentaram as providências já implementadas antes da expedição das recomendações. Dentre as medidas a organização do fluxo de entrada e o distanciamento entre as pessoas. As instituições presentes informaram que irão reforçar a higienização das agências e disponibilizar álcool para os usuários higienizar as mãos.

Na reunião remota, a promotora de Justiça, Liduina Martins, pontuou preocupações e sugestões de providência, as quais poderão vir a ser objeto de recomendação, para as entidades bancárias possam fazer encaminhamentos:

a) lotéricas são os únicos entes que efetuam pagamento em 82 municípios, segundo a APRECE;
b) que seja garantido o abastecimento de numerário suficiente a atender à população, inclusive nas lotéricas, principalmente, nos dias determinados aos pagamentos do AUXÍLIO EMERGENCIAL;
c) efetuem a distribuição, quando possível, de máscaras de proteção às pessoas que estejam aguardando atendimento nas filas dentro das agências bancárias, com prioridade aos idosos.

Em reunião ficou sugerido a criação de um grupo de whatsapp para ajudar na comunicação entre bancos e órgãos públicos de fiscalização, além da divulgação dos canais de comunicação de suas instituições fiscalizadoras a serem disponibilizados para os bancos.

Em contato com o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará – SEEB/CE, Carlos Eduardo Bezerra, sobre a reunião virtual, o mesmo informou não ter tido conhecimento do ato, mas que o Sindicato vem atuando com medidas de gerenciamento de crise com medidas preventivas realizadas diretamente com as agências bancárias.

Participaram da reunião: Policia Militar do Ceará: Cel. Vandicles Sérgio de Oliveira Júnior; Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS): JULIO FERNANDES SANTOS (Superintendente); – Guarda Municipal de Fortaleza (GMF): Inspetor Marcílio Linhares Távora; CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: Alexandre Guilherme, Roseane Hollanda Gerente do Jurídico; BANCO DO BRADESCO: Marcos Daniel Boll – Diretor Reginal Nordeste / Mario Lucio de Lima Nogueira Filho – Departamento Juridico / Samanta Amaral Miranda -Departamento Poder Público; BANCO DO BRASIL: Klênio Gripp Brito, Judson da Silva Mauricio e Olávia Leopoldino Torres; BANCO ITÁU S/A: Thiago Limam e Vera Lúcia de Oliveira; Sindicatos das Casas Lotéricas: Custódio Albuquerque.

Foto: Érika Fonseca.