Construção de hospital de campanha no Presidente Vargas segue critérios técnicos, reforça prefeito Roberto Cláudio

30/03/2020 - Adriana Albuquerque

A entrega do Hospital está prevista para o dia 20 de abril, dispondo de 17 enfermarias com 12 leitos, totalizando 204 leitos

Construção de hospital para atender pacientes com novo coronavírus no Estádio Presidente Vargas

As ações de combate à propagação do novo coronavírus evidenciam uma atuação integrada dos Poderes Executivo e Legislativo no âmbito municipal e estadual. Uma das intervenções é a construção de uma unidade hospitalar temporário no estádio Presidente Vargas, medida anunciada pelo prefeito Roberto Cláudio no dia 23 de março.

>>>Hospital no Estádio Presidente Vargas reforçará atendimento para pacientes com Covid-19

A construção, como reforça o prefeito, foi amplamente discutida com técnicos do Município. Em diálogo com os profissionais da saúde e da parte de engenharia e arquitetura, o Hospital no Presidente Vargas atendeu os critérios de viabilidade sanitária e de segurança para a população, podendo o Município atuar de forma mais efetiva no controle da transmissão do coronavírus na Capital.

03.12.2019

O vereador Esio Feitosa (PDT), líder do Governo na Câmara Municipal, diante dos questionamentos sobre a viabilidade financeira do Hospital, reforça que em diálogo com os técnicos o Presidente Vargas se mostrou a opção mais viável, econômica e tecnicamente.

O parlamentar destacou os argumentos dos técnicos: “gasta-se menos concentrando equipes de profissionais e infraestrutura num mesmo espaço, com capacidade de ampliação, obedecendo os princípios de higienização e cuidado com a saúde de pacientes e dos profissionais. As informações oficiais é que foram estudadas todas as opções possíveis, inclusive a possibilidade de outros equipamentos públicos municipais como o Ginásio Paulo Sarasate, por exemplo“.

Ampliação do número de leitos

Até maio, conforme informações da Prefeitura de Fortaleza, serão 621 leitos disponíveis aos pacientes diagnosticados com Covid-19, distribuídos no Instituto Dr. José Frota (IJF2); nos anexos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Edson Queiroz, Vila Velha, Bom Jardim, Jangurussu e Itaperi; e no hospital temporário no Estádio Presidente Vargas.

Fortaleza já possui 20 leitos disponíveis no IJF 2, sendo 10 deles de UTI e 10 de enfermaria. A meta, segundo o prefeito Roberto Cláudio, é entregar mais 155 leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus no IJF 2 até o mês de maio.

Hospital de Campanha no Presidente Vargas

Com previsão de entrega para 20 de abril, a estrutura terá 17 enfermarias com 12 leitos, totalizando 204 leitos. Em estrutura metálica, o Hospital terá uma área de 3.500 m². A estrutura de saneamento, água, energia elétrica e gases será montada sob uma base de concreto.

Os banheiros e vestiários serão estruturados para higienização dos profissionais. Haverá contêineres separados para vestimenta e uso de equipamentos de proteção individual dos profissionais de saúde. Uma farmácia será garantida para a estrutura hospitalar de desinfecção.

Confira o vídeo do prefeito Roberto Cláudio e da secretária de Saúde, Joana Maciel

Fotos: Mateus Dias