Hospital no Estádio Presidente Vargas e IJF 2 reforçará atendimento para pacientes com Covid-19

23/03/2020 - Ana Clara Cabral

A nova unidade hospitalar terá uma área de 3.500m², contando com 17 enfermarias e um total de 204 leitos.

A Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta segunda-feira (23), o início da construção de nova unidade hospitalar temporária no Estádio Presidente Vargas (PV), localizado no Benfica. Além disso, o Instituto Doutor José Frota 2, recém inaugurado, será transformado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltada para pacientes infectados pelo coronavírus (Covid-19) em estado grave.

“São ações antecipadas para uma possível necessidade de atendimento adequado à pacientes cuja situação se agrave”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

Hospital Emergencial no PV

Com previsão de funcionamento para 20 de abril, a estrutura terá 17 enfermarias com 12 leitos, totalizando 204 leitos. A construção começa nesta segunda (23) e será levantada em estrutura metálica, abrangendo área de 3.500 m². A estrutura de saneamento, água, energia elétrica e gases será montada sob uma base de concreto.

Os banheiros e vestiários serão estruturados para higienização dos profissionais. Haverá contêineres separados para vestimenta e uso de equipamentos de proteção individual dos profissionais de saúde. Uma farmácia será garantida para a estrutura hospitalar de desinfecção.

“A princípio serão leitos comuns, de internação. Dependendo da disponibilidade de respiradores, de profissionais e de eventual necessidade da população, parte dos leitos serão também adaptados a UTI”, explica Roberto Cláudio.

Instituto Doutor José Frota 2

Já foi iniciada a transformação dos 10 primeiros leitos do hospital. Serão mais 24 leitos em até 10 dias, e assim aumentando progressivamente até o número esperado: 175.

Hospital Leonardo da Vinci

Por iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, o Hospital já começou a atender, no último domingo (22), casos suspeitos e eventuais confirmações do novo coronavírus. A unidade conta com cerca de 230 leitos, sendo 30 de UTI, dando suporte prioritariamente à rede pública de saúde.

ATENÇÃO: as portas de entrada para casos de pacientes com coronavírus em situação de emergência continuam sendo as UPA’s, Postos de Saúde e emergências clínicas hospitalares. Os pacientes serão encaminhados às novas unidades apenas se houver necessidade de internamento, após diagnóstico da Covid-19. O IJF continua sendo o hospital para politraumatismo.

Foto: Secel/Divulgação