Sargento Reginauro cobra da Prefeitura explicações sobre valores de investimento em ciclovias na LOA 2020

20/11/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Ocupando a tribuna pelo tempo da Liderança da Oposição, durante a Sessão Plenária desta quarta-feira, 20, o vereador Sargento Reginauro (sem partido), solicitou explicações do Poder Executivo sobre um dado apresentado dentro da proposta orçamentária LOA 2020, sobre os valores a serem gastos na construção de ciclovias. Reginauro questionou que a LOA 2020 chegou para […]

20.11.2019

Reginauro questionou que a LOA 2020 chegou para ser apreciada pela Casa e apresenta um dado onde serão gastos para a construção e restauração de 14 km de ciclovias, cerca de 2 milhões e 357 mil reais por quilômetro, um total de 33 milhões para a obra. “Nosso gabinete entrou em contato com a assessoria da Prefeitura para saber o que é essa cifra que no mínimo é absurda”, pontuou o parlamentar.

O vereador ainda informou que vai esperar uma explicação por parte do executivo para que, no caso seja verdade o que consta na matéria, provocar o Ministério Público Estadual. “Só para termos uma ideia, se nós fossemos construir mais um CUCA, ele custaria R$ 20 milhões”, disse.

O paramentar ainda destacou uma matéria publicada em 2016, pela Revista IstoÉ, que na ocasião afirmava que a ciclovia de São Paulo era a mais cara do mundo. Segundo o vereador, a matéria informou que o Ministério Público paulista havia pedido a cassação do prefeito da época, Fernando Haddad, por superfaturamento da obra. Ainda segundo a matéria, o custo médio de cada km da ciclovia custava R$ 650 mil.

Finalizando, Sargento Reginauro disse que vai esperar da Prefeitura uma explicação no mínimo plausível sobre o dado apresentado. “Determinadas coisas precisam ser mostradas para o povo saber como é gasto o dinheiro público”. O vereador disse que apresentou um requerimento solicitando um parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado sobre a LOA 2020 que chegou a Câmara.

Ponderações

Utilizando a tribuna pelo grande expediente, o vereador Dr. Porto (PRTB) em resposta ao pronunciamento do vereador que o antecedeu, Sargento Reginauro (sem partido), reforçou que a Prefeitura de Fortaleza tem atuado de maneira responsável com orçamento para a cidade em 2020. ? Saiba Mais.

Foto: Érika Fonseca.