De academias a barracas de praia à noite: saiba o que volta a funcionar em Fortaleza a partir de hoje

27/07/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Retomadas foram divulgadas em Diário Oficial no último domingo, 26, e vêm com restrições

Academia - Foto: Agência Brasil

Devido à contínua redução de casos e óbitos confirmados por Covid-19 em Fortaleza, a Prefeitura da Capital e o Governo do Estado autorizaram a retomada gradual de atividades físicas em academias e clubes, de aulas práticas para formação de condutores e de parques temáticos. As permissões começam a valer a partir desta segunda-feira, 27, mas não excluem ou diminuem a necessidade — e, por vezes, obrigatoriedade — de medidas de segurança sanitária como uso de máscaras, distanciamento social e cuidados com a higiene pessoal.

De acordo com o Diário Oficial do Município divulgado ontem, 26, a volta das academias — tanto “de rua” como de condomínio — está restrita a 30% da capacidade de atendimento. Parques temáticos, da mesma forma. Aulas práticas por centros de formação de condutores devem, também, ocorrer de forma organizada e segura, conforme protocolo feito pelo setor.

Além dessas atividades, avançam na retomada gradual proposta pelo Governo outras como o funcionamento de barracas de praia, que se estende para o horário de 9h às 23 horas, a celebração de cerimônias religiosas com ocupação de 100% da capacidade do espaço e o funcionamento do comércio entre 9h e 17 horas.

Permanecem proibidos: eventos, espetáculos e transporte aquaviário para passeios turísticos; aulas presenciais em universidades e escolas de ensino público e privado; funcionamento de cinemas e teatros e oferta de música ao vivo, transmissão de lives, shows, jogos de futebol, lutas ou qualquer outro evento esportivo ou de entretenimento em bares e restaurantes.

O anúncio do novo decreto de isolamento social foi feito na última sexta-feira, 24, antes da divulgação dos diários oficiais do Estado e do Município, em transmissão ao vivo pelas redes sociais do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e do governador Camilo Santana (PT). Segundo o governador, todas as atividades que seguem proibidas, especialmente as aulas presenciais, estão em discussão contínua pelo comitê estadual que avalia a segurança do plano de retomada econômica e comportamental. “Tem sido uma discussão profunda”, disse Camilo.

O prefeito Roberto Cláudio aproveitou para informar que o Município segue com quedas estáveis e contínuas de casos e óbitos por Covid-19 e que, consequentemente, “há uma clara redução da demanda por internação em leitos de enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”. Sobre as decisões de reabertura de academias e expansão de horários de barracas de praia, por exemplo, o chefe do executivo municipal informou que foram consensuais entre todos que avaliam a evolução da pandemia na Cidade.

“Há outras atividades, muitas, ainda, em que não há consenso e em que é preciso aprofundar o debate e o conhecimento científico”, completou Roberto Cláudio, a exemplo das aulas em estabelecimentos de ensino. Contudo, garantiu que as discussões permanecem ao longo desta semana para que sejam construídas propostas em relação a prazos e protocolos de segurança.

Pandemia em números

Até a manhã desta segunda-feira, o Ceará tinha acumulados 162,3 mil casos confirmados de Covid-19 e 7,4 mil óbitos em decorrência da infecção. Somente Fortaleza concentra 41,2 mil casos confirmados e 3,6 mil óbitos.

Leia, na íntegra, o Diário Oficial do Município e o Diário Oficial do Estado que tratam da prorrogação do isolamento social no Ceará e da retomada progressiva das atividades econômicas e comportamentais.

Reportagem: Luana Severo

Foto: Agência Brasil