Sessão Solene homenageia o Dia Municipal dos Agentes de Proteção da Infância e da Juventude

11/06/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Sessão solene, realizada nesta terça-feira (11), homenageou ao Dia Municipal dos Agentes de Proteção da Infância e da Juventude, criado pela Lei 10.601 de 14 de agosto de 2017. A solenidade foi solicitada pelo vereador Jorge Pinheiro (DC), através do requerimento 1086/2018. A sessão foi presidida pelo vereador Jorge Pinheiro. A mesa de honra foi […]

Sessão solene, realizada nesta terça-feira (11), homenageou ao Dia Municipal dos Agentes de Proteção da Infância e da Juventude, criado pela Lei 10.601 de 14 de agosto de 2017. A solenidade foi solicitada pelo vereador Jorge Pinheiro (DC), através do requerimento 1086/2018. A sessão foi presidida pelo vereador Jorge Pinheiro.

A mesa de honra foi integrada pela tenente-coronel Diana Maria Veras Feitosa, da Polícia Militar; pelo deputado Delegado Cavalcante; Adriana Meireles Brasileiro, diretora do Departamento dos Agentes de Proteção a Juventude, Robson William Ramalho da Silva, presidente da Associação dos Agentes de Proteção a Infância e a Juventude; José Alcir Pinheiro.

Em saudação aos convidados, o vereador Jorge Pinheiro destacou que além de fazer um trabalho voluntário, os agentes acabam pagando para trabalhar, pois não recebem sequer vale-transporte. “Vamos marcar uma audiência na Justiça e com o secretário André Costa para conversarmos sobre as demandas e ver o que pode ser atendido. Estamos buscando realizar aquilo que estamos comprometidos com a categoria. O que queremos é poder contribuir e auxiliar para vocês exercerem seus papéis em defesa de nossas crianças e adolescentes. Em nome do povo de Fortaleza, o qual eu represento, eu digo muito obrigado por tudo que vocês fazem e continuarão fazendo por nossas crianças e adolescentes. E saibam que vamos continuar lutando para melhorar as condições e vocês para que protejam ainda mais nossas crianças e adolescentes”, asseverou.

Em seguida falou Adriana Meireles Brasileiro, diretora do Departamento dos Agentes de Proteção a Juventude. “Sabemos que as dificuldades são muitas, começando por nossa casa o Judiciário. Sempre estamos começando e recomeçando, mas estamos fazendo o que está ao nosso alcance para manter os direitos. Infelizmente notamos hoje que o crime organizado tem arregimentado crianças. Meninas se prostituindo, crianças gerando crianças. Dai nasceu os Anjos da Adoção e os apoios outros e daqui chegamos a política que tem dado visibilidade a categoria. Mas lembrem-se doar-se gera amor!” ressaltou.

O deputado Delegado Cavalcante foi o orador seguinte e pontuou que a homenagem é muito justa pois reconhece o trabalho na prevenção em favor das crianças e dos adolescentes. “Faltam de políticas públicas que possam garantir os direitos desse segmento, por isso o trabalho de vocês é elogiável e merece o reconhecimento maior das autoridades. Infelizmente o Brasil estava estacionado há muito tempo e as politicas públicas ficaram engavetadas. Mas temos um novo momento desde janeiro deste ano. Existem muitas coisas que é preciso dar um freio, como bebida alcoólica, internet, mídia aberta, drogas, que estão ai sendo oferecidas às nossas crianças e jovens. Por isso, o trabalho de vocês é muito necessário e precisa ser valorizado. Podem contar comigo no meu mandato. Nesse dia comemorativo só podemos reconhecer o trabalho de vocês”.

Em seguida falou o Capitão da Marinha, Francisco Horizonte: “Em nome da Marinha do Brasil é muito importante estar neste espaço para comemorar essa data, Nosso país esta passando por grandes transformações e acreditamos que instituições como a Afigese que faz um trabalho de combate as mazelas sociais. Que esse trabalho seja cada dia mais valorizado. Peço aos nossos representantes nas casas legislativas que façam com que esse trabalho tenha visibilidade e seja valorizado. Que vocês continuem defendendo nossas crianças”, frisou.

O momento seguinte da sessão foi da entrega de certificados em homenagem ao Dia do Agente de Proteção da Infância e da Juventude. Os homenageados foram: Delegado Cavalcante, Erasmo Roberto Campos de Andrade, Pedro Henrique, Mônica Costa, Roberto Wagner Vitorino, José Alcir Pinheiro, Robson William Ramalho, Francisco do Horizonte, Adriana na Meireles Brasileiro, Diana Maria Veras Feitosa, Sergi Pereira dos Santos, Aline Freitas Rodrigues, Antonieta Mamede, Antônio Lauro Baima, Brasilino Dias do Nascimento, Bremer Dantas Fernandes, Carlos Alberto Soares, Carlos Anchieta, Carlos Machado, Carlos Coligne, Eduardo Silva Viana, Eduardo Ramalho, Euclides Oliveira da Silva, Francisco Abreu Vasconcelos, Francisco Barreto de Sousa, Francisco Célio Sousa Lima, Francisco das Chagas Maia dos Santos, Francisco de Assis Alexandre, Francisco Assis Pereira, Francisco Delfino Meireles, Gérson de Sousa, Ricardo Ramos, Volney Irineu, Jercino Moreira Sales, João Wilson Viana, José Eugênio Evangelista, Evandro Capistrano, Maurício dos Santos, Messias Mendes, Kérson Freitas, Lianete Cunha dos Reis, Lúcia de Fátima Costa, Maria Antônia Camelo, Maria Júlia Nogueira do Nascimento. Mario César de Araújo Silva, Paulo Márcio Barroso, Paulo Rubens de Castro, Ricardo Costa Muniz, Rogério Morais de Araújo, Samuel Guedes, Sara Maria Oliveira, Sílvia Oliveira de Carvalho, Tony Mário de Sousa, Vânia Soraia dos Santos e Weler Andrade Alcoforado.

O presidente da Associação dos Agentes de Proteção a Infância e a Juventude, Robson Ramalho, falou em nome dos homenageados. Ele saudou o vereador Jorge Pinheiro por ter abraçado a causa dos agentes de proteção e o deputado delegado Cavalcante. Ele destacou várias lutas que estão sendo travadas pela Associação em prol dos agentes, como a unificação das carteiras, todos os municípios terem uma credencial só. “Estamos conversando com o prefeito Roberto Cláudio sobre o Passe Livre nos transportes públicos para os agentes aqui em Fortaleza”, comentou.

Ressaltou que os agentes de proteção estão cansados de promessas. “Graças a Deus contamos com o apoio de pessoas renovadas que não prometem, eles fazem, como o vereador Jorge Pinheiro e o deputado delegado Cavalcante. Temos parceria com a Associação dos Praças, do Corpo de Bombeiros, Associação da Polícia Civil e temos várias esferas que estão apoiando a Afigese. A coisa melhor do mundo é servir o próximo, amar o próximo, coisa que é natural no trabalho dos agentes de proteção,” finalizou.

Lei

O vereador Jorge Pinheiro é autor da Lei 10.601 de 14 de agosto de 2017, que institui no âmbito do Município de Fortaleza o Dia Municipal do Agente de Proteção da Infância e da Juventude, a ser comemorado no dia 20 de maio de cada ano. Conforme a norma, no decorrer da comemoração serão promovidas homenagens à referida classe, cabendo também a designação e o agendamento de sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza com a mesma finalidade.