Solenidade no Legislativo destaca Dia da Consciência Negra com entrega da Medalha Zumbi dos Palmares

29/11/2018 - Adriana Albuquerque

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira, 29, sessão solene em alusão ao Dia Municipal da Consciência Negra. O momento, proposto pelo vereadores Guilherme Sampaio (PT) e Iraguassú Filho (PDT), foi marcada pela outorga da Medalha do Mérito Humanitário Zumbi dos Palmares ao senhor Francisco José Barbosa da Silva, dirigente do Maracatu Rei de Paus. A […]

A solenidade evidencia a luta contra o racismo, discriminação e pela dignidade da pessoa humana. A Medalha de Mérito tem como objetivo reconhecer entidades e personalidades da cultura negra com um trabalho voltado para a igualdade racial, fortalecendo a promoção de uma paz social.

Guilherme Sampaio, propositor da solenidade do Dia da Consciência Negra, reafirmou o papel do poder público no combate as diversas formas de discriminação e de violência contra a população negra. “Estamos aqui para reafirmar o compromisso da luta contra o preconceito, e destacar a resistência do povo negro nessa sociedade racistas em que vivemos. Depois de três séculos de escravidão continuamos vivendo num país que oprime e exclui parte do nosso povo pela cor da pele, em que 70% da vítimas de violência são negras. A Câmara Municipal de Fortaleza caminhará lado a lado do movimento negro na defesa da sua cidadania”, pontuou Guilherme Sampaio.

O vereador Iraguassú Teixeira propositor da criação da comenda falou da importância do Maracatu para a expressão da cultura popular, reforçando a contribuição do homenageado, José Barbosa, e de seu pai, Geraldo Barbosa, para o movimento na cidade. “Geraldo Barbosa começou todo esse trabalho na luta contra o preconceito e tem continuidade com José Barbosa. Esta é uma realidade que estamos vivenciando, não tínhamos nenhuma homenagem à luta do movimento negro. E junto com representantes criamos a Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares para reconhecer a luta contra a discriminação”, ressaltou.

Francisco José Barbosa da Silva, o primeiro agraciado com a Medalha de Mérito Humanitário Zumbi dos Palmares,  agradeceu o momento proporcionado pela Câmara Municipal de Fortaleza reforçando a importância do poder público na luta pela igualdade entre os povos. José Barbosa, representando o movimento do Maracatu Reis de Paus, reafirmou o compromisso com a cultura da população afrodescendente, frisando a trajetória do Maracatu na Capital Alencarina e que tem como precursor, Geraldo Barbosa.

A solenidade contou com a participação da coordenadora de Políticas de Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira; do Movimento Negro Organizado, Francisco Antonio Ferreira; representando a Prefeitura de Fortaleza, Sergio Granja; e do movimento Unegro, Carol Lima.