EPFOR abre inscrições para palestra “Entre a ciência e a arte, experiências exitosas no mundo acadêmico”

28/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

O objetivo é compartilhar os saberes e as práticas aprendidas e vivenciadas em uma Instituição de Ensino Superior (IES), a Faculdade Uninta, na cidade de Fortaleza.

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Fortaleza (EPFor) realiza no dia 30 de março, as 20 horas, uma Roda de Conversa com o tema: “Entre a ciência e a arte – experiências exitosas no mundo acadêmico”, que será conduzida pela professora e antropóloga Abda Medeiros. Com duração de 2 horas, atividade será online e terá início as 18 horas. O público-alvo são estudantes em geral.

Segundo Ticiana Mota, coordenadora da Escola do Parlamento, a roda de conversa tem por objetivo compartilhar os saberes e as práticas aprendidas e vivenciadas em uma Instituição de Ensino Superior (IES). “A ideia é pensar por meio da arte (o desenho) e da linguagem audiovisual (Podcast/Videocast), os usos das tecnologias e demais recursos de aprendizagem como ferramentas pedagógicas construtivas e reflexivas na construção do saber acadêmico reflexivo crítico e a arte comprometida com a diversidade entre humanos e não humanos, possibilitando assim, encontros em salas de aula distantes da visão tradicional de ensino-aprendizagem para uma experiência fluida, lógica e criativa”, disse.

A palestrante

Abda Medeiros é antropóloga com pesquisas referentes às Cidades, Corporalidades, Culturas Juvenis, Musicalidades, aos Rituais, à Performance e ao Mercado. Pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduou-se em Ciências Sociais (2000-2004). Cursou Mestrado em Sociologia com concentração em Antropologia dos Rituais, Dramas e Performance (2006-2008) e possui Doutorado em Sociologia (2010-2014), focado em Antropologia Econômica.

Dedicou-se entre os anos de 2008 a 2010 à docência na Faculdade Tecnológica Apoena (FTA) em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) nos cursos de Recursos Humanos e Gestão Empresarial e no Instituto de Ensino Superior Brasileiro (IESB) à Pedagogia. Lecionou Língua Espanhola em cursos e escolas de nível técnico, História e Relações Humanas em escolas de Ensino Médio em Fortaleza.

Atua, também, como Produtora Cultural na Associação Cultural Cearense do Rock (ONG). É membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde 2009. Em 2014, passou a integrar o corpo docente da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ), em Aracati, CE. Em 2018, integrou-se ao Projeto de Extensão Baixada Metal, da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ).

Já em 2019, passou a atuar no Programa de Estudos em Cultura Urbana, Audiovisual e Artes na Periferia (PROCURA na Periferia), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialmente na Universidade do Comum, um dos eixos de ação do referido grupo. Em 2022, assumiu o cargo de coordenadora do Instituto Vale do Jaguaribe (IVJ). Em dezembro de 2021, tornou-se docente da Faculdade Uninta-Fortaleza.

Faça aqui a sua inscrição

Fotos: Arquivo Pessoal