Escola do Parlamento realiza palestra sobre violência sexual contra criança e adolescente na segunda (27)

27/03/2023 - Adriana Albuquerque

A palestra será ministrado pela assistente social Márcia Maria Pinheiro Monte, da ONG Visão Mundial, e será aberta para todos os públicos

No próximo dia 27 de março, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Fortaleza realiza palestra com o tema: Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente e a Naturalização da Gravidez Precoce. O momento será ministrado pela assistente social da ONG Visão Mundial, Márcia Maria Pinheiro Monte, especialista em enfrentamento a violências domésticas contra crianças e adolescentes pela USP.

As inscrições podem ser realizadas na página da Escola do Parlamento e seguem até o dia da palestra. O evento on-line com duração de duas horas e fornecerá certificado aos participantes.

A coordenadora da Escola do Parlamento, Ticiana Mota, destacou a atuação do Legislativo no debate que temas importantes para a população e como isso tem pautado a Escola na elaboração dos ciclos de palestras. “Os temas que temos buscado estimular um momento de reflexão para a sociedade. Temos no Brasil dados alarmantes sobre a gravidez de criança e adolescente, então é um tema de deve ser discutido e será um momento muito rico”, ressaltou.

Dados sobre o tema: De acordo com o site do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, o Brasil contabilizou mais de 360 mil casos de gravidez de crianças e adolescentes entre 10 a 19 anos de 2020. E segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), um em cada sete bebês é filho de mãe adolescente. A cada hora, nascem 48 bebês no Brasil de gestações na adolescência.

A temática também chama a atenção para as consequências da gravidez em relação a saúde física e mental, a educação, a vida profissional e a autonomia na fase adulta. O que reforça a necessidade de debater a questão com destaque para a sensibilidade e empatia no acolhimento da criança e do adolescente, como destaca Ticiana Mota.

Serviço

Palestra – evento online via Google Meet
Data: 27/03/2023
Duração: 2 horas
Horário: das 18h às 20h

Foto: Arquivo/CMFor