Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos 30 anos do projeto Amigos em Ação

06/12/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Anualmente, a campanha reúne um grupo de amigos, formado por empresários, executivos, formadores de opinião e apoiadores que mobilizam esforços em prol da solidariedade para ajudar diversas entidades filantrópicas.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (06/07), para homenagear o projeto “Amigos em Ação”. A solenidade foi proposta pelo vereador Pedro França, através do requerimento 6464/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio autor do requerimento, no ato, representando o presidente do Legislativo Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT).

Em sua saudação aos homenageados e aos presentes, o vereador Pedro França destacou a merecida homenagem, proposta por ele, aos 30 anos de criação do projeto Amigos em Ação em prol do povo cearense, “como vereador conheço as deficiências do estado brasileiro em diversas áreas e sei da importância de iniciativas como essa. Fundado em 1992 pela família Belchior com a colaboração de amigos reunidos com o propósito de auxiliar as pessoas mais carentes, o projeto já distribuiu mais de 590 toneladas de alimentos para mais de 100 entidades. Além da parte social, temos a parte cultural e artística e todo ano uma obra é doada para auxiliar nessa iniciativa. Neste ano teremos a obra de Espedito Seleiro. Tive a iniciativa de propor essa homenagem e reconhecer a importância de cada um dos seus membros para tornar Fortaleza sem fome, um Estado com mais oportunidades e um Brasil bem melhor. Obrigado a todos!”

Em seguida, foram feitas as homenagens da noite às seguintes personalidades e colaboradores do Amigos em Ação: Germano Belchior; Alessandro Belchior; Walter Belchior; Delano Belchior; Antônio Cambraia; Antônio Rodrigues e Silva Júnior; Germano Botelho B. Filho; Gladson Mota; Jardson Cruz; João Pedro Pinheiro Belchior; José do Egito Frota Lopes Filho; José Valdo Silva; Leorne Belém; Lizandro Fujita; Luiz Nogueira Marques; Maurício de Sousa; Pedro Jorge Medeiros; Roberto Victor Ribeiro; Urbano Costa Lima; Venâncio Freitas de Araújo; Victor Frota Pinto e Germano Belchior Filho.

Em nome dos homenageados falou o presidente do projeto Amigos em Ação, Germano Belchior: “uma Câmara Municipal tem a função de representar os diversos setores da comunidade e deve reproduzir os interesses, valores e ideologias da população. No Amigos em Ação tivemos o saudoso General Torres de Melo e Jonh Montenegro que passaram por essa casa. Tivemos outros conselheiros com marcante atuação política, como os ex-prefeitos Luiz Marques e Antônio Cambraia, Leorne Belém que foi deputado de grande destaque e presidiu a LBA. Temos a honra deste ano de 2022 de homenagear o mestre da cultura popular Espedito Seleiro que doou uma obra de arte que será leiloada no dia 10 no Grand Marquise”, frisou.

Destacou o trabalho incansável da diretoria e que por meio de inovação contante a entidade busca levar alegria e dignidade a quem mais precisa. “Temos honra de ver o Amigos de Ação ser considerado um dos maiores projetos de responsabilidade social do Nordeste. Hoje estamos felizes de receber essa homenagem. Nosso apreço e amizade ao vereador Pedro França e ao presidente Antônio Henrique pela aprovação dessa homenagem, receba o abraço do Amigos em Ação e da Alessandro Belchior Imóveis,” concluiu.

A Mesa solene foi composta pelo presidente do Amigos em Ação, Germano Belchior; Vice presidente do Amigos em Ação, Alessandro Belchior; ex-prefeito de Fortaleza e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Luiz Marques; ex-prefeito de Fortaleza, Antônio Cambraia; diretor do Amigos em Ação, Walter Belchior; Diretor do Amigos em Ação, Delano Belchior; presidente da Academia Cearense de Direito, Roberto Victor; ex-deputado federal e mordomo da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Leorne Belém.

Amigos em Ação

O Projeto Amigos em Ação tem como missão fomentar a amizade, reunindo um número cada vez maior de pessoas, de variados grupos, em torno de uma campanha que beneficia anualmente instituições filantrópicas cearenses com doações de alimentos, tornando os participantes conscientes e multiplicadores da responsabilidade social de cada cidadão. Surgiu como uma ação social de arrecadação de alimentos para serem doados durante o período natalino e expandiu-se ao longo dos anos, alcançando resultados sociais expressivos.

Anualmente, a campanha reúne um grupo de amigos, formado por empresários, executivos, formadores de opinião e apoiadores que mobilizam esforços em prol da solidariedade para ajudar diversas entidades filantrópicas locais cujo trabalho leva alento a vida de tantos irmãos cearenses necessitados. No Amigos em Ação, cada participante precisa doar, no mínimo, 60 quilos de alimentos não perecíveis. Como uma forma de estímulo, ao final da campanha, os três maiores doadores são premiados com um troféu e o reconhecimento dos demais participantes.

Nos seus 30 anos de existência, o Amigos em Ação já beneficiou mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes com aproximadamente 590 toneladas de alimentos não perecíveis. Entre as instituições já atendidas ao longo dessas três décadas de campanha estão: Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, Lar Torres de Melo, Lar Amigos de Jesus, Oficina do Senhor, Casa Sol Nascente, Lar de Crianças Sara e Burton Davis (Lar Davis), Creche São Judas Tadeu, Associação Maria Mãe da Vida, Sopai — Hospital Infantil Filantrópico, Projeto Joãozinho, Casa de Nazaré, Instituto dos Cegos do Ceará, Edisca e Lar Francisco de Assis, dentre outros.

Outra frente de atuação da Amigos em Ação conta com o apoio e a solidariedade da classe artística cearense ou radicada no Ceará. Os artistas abrem o coração para oferecer seu talento em prol da solidariedade, com a doação de obras de arte de suas autorias que formam a tradicional Exposição Coletiva de Obras de Arte e o Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação, cuja arrecadação é destinada para a manutenção de outros projetos do Amigos em Ação.

Todos os anos, um artista plástico doa o direito ao uso de imagem de uma obra de arte que será utilizada na identidade visual da campanha e participa em destaque do Leilão. Neste ano de 2022, a obra tema da campanha é de autoria do renomado artista cearense Espedito Seleiro, Mestre da Cultura e reconhecido por sua arte em couro. O quadro “Coração Coroado” foi criado especialmente para o Amigos em Ação. A obra feita com artesanato em couro e madeira traz a grandeza das técnicas manuais de Espedito Seleiro.

O Amigos em Ação apoia também, desde 2004, o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, que atende crianças e adolescentes das Comunidades de Vila Paga e Estrada Nova, no distrito de Tapera, em Aquiraz. O programa criou, há 16 anos, a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, composta por cerca de 50 jovens instrumentistas com idades entre dez e vinte anos.