Comissão de Meio Ambiente visita central de mobilidade da AMC

17/05/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

A ação externa vai orientar políticas públicas ainda mais eficientes no salvamento de vidas no trânsito.

Comissão de Meio Ambiente - Foto: André Lima

A Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Fortaleza, realizou hoje, 17, uma visita à Central da Mobilidade para a Preservação da Vida no Trânsito, equipamento operado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania – AMC. O presidente do colegiado, vereador Gabriel Aguiar (Psol), conduziu a visita que serviu para avaliar a importância do espaço na garantia de uma melhor mobilidade urbana nas ruas e avenidas da cidade.

Gabriel Aguiar demonstrou surpresa com o trabalho realizado pelo órgão de trânsito. “Eu me surpreendi com as informações. Há uma redução recente de 68% no número de acidentes. Nós, fortalezenses, temos que celebrar esta diminuição progressiva que acontece há seis anos. Conversamos com os técnicos e foi possível compreender melhor os três eixos da AMC que são: Educação, Engenharia e Fiscalização”.

A Central de Mobilidade para a Preservação da Vida no Trânsito reúne 652 câmeras que monitoram 747 vias da cidade, integrando órgãos municipais e estaduais. O superintendente da AMC, Antônio Ferreira Silva, que recebeu a Comissão, afirmou ser importante apresentar como o órgão trabalha. Ele disse ainda que “todo o planejamento no Trânsito, na Engenharia e Fiscalização é feito com base em dados e evidências tanto no Controle de Tráfego por Área como no monitoramento das bicicletas públicas compartilhadas e execução do Plano de Contingência da Quadra Chuvosa”.

O vereador Gabriel Aguiar afirmou que as informações coletadas serão colocadas em um relatório que servirá de base para os próximos debates sobre o que está funcionando bem e o que precisar melhorar. Certificou ainda que “assim a Câmara dará a sua contribuição para o bom desempenho dos trabalhos deste importante órgão que é a AMC”.

Reportagem Paulo Sérgio Cordeiro

Foto: Andr´é Lima