Edital seleciona 261 artesãos que começam a comercializar seus produtos através da CeArt

17/09/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Como forma de manter as atividades de incentivos ao artesanato no Estado, em meio ao enfrentamento da pandemia, o Governo do Ceará lançou um edital de credenciamento para 261 artesãos e entidades artesanais, que agora podem comercializar seus produtos nos pontos de venda da CeArt, e participar de eventos com a Central. O edital é […]

Como forma de manter as atividades de incentivos ao artesanato no Estado, em meio ao enfrentamento da pandemia, o Governo do Ceará lançou um edital de credenciamento para 261 artesãos e entidades artesanais, que agora podem comercializar seus produtos nos pontos de venda da CeArt, e participar de eventos com a Central. O edital é promovido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), através da Central de Artesanato do Ceará (CeArt).

A titular da SPS, Socorro França destaca que o objetivo desses editais, que acontecem anualmente, é fortalecer o artesanato no Estado, possibilitando a compra de produtos diretamente dos artesãos para a venda posterior nas lojas da CeArt. “O edital dará oportunidade a mais de 200 famílias de terem mais visibilidade de seus trabalhos e fortalecerem seu sustento,” comenta.

Cadastro

Segundo a coordenadora do Desenvolvimento do Artesanato, Patricia Liebmann, o cadastro dos artesãos agora pode ser feitos na forma virtual e os produtos podem ser comercializados na loja on-line (www.lojaceart.online). “É mais uma vitrine moderna para os produtos dos nossos artesãos. Mesmo com as dificuldades enfrentadas por todos, não paramos de apoiar o setor” assevera.

Os artesãos cearenses que precisam renovar ou realizar novos cadastros podem providenciar o processo de forma online. É preciso fazer o pré-cadastro online, disponível no site do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB (www.artesanatobrasileiro.gov.br). Os candidatos devem inserir seus dados no sistema que gerencia os dados a nível nacional, em seguida, validar o procedimento através de atendimento virtual realizado pela CeArt.

No site do PAB, os artesãos devem criar um usuário e selecionar a opção de pré-cadastro, onde são solicitadas informações básicas, fotos de produtos prontos e vídeos da confecção desses produtos. Esse é o primeiro passo, pois o processo só é finalizado após o contato com a CeArt. De segunda a sexta, das 13h30 às 16h, os técnicos da Central realizarão chamadas de vídeo com os artesãos para aplicar, em tempo real, o teste de habilidade. Para isso, é importante que no pré-cadastro seja incluído um número de WhatsApp.

No atendimento com a CeArt, os artesãos devem confirmar os dados disponibilizados no pré-cadastro e possuir em mãos, assim como no atendimento presencial, RG, CPF e comprovante de residência. Para eventuais dúvidas, o PAB disponibiliza um guia completo que pode ser acessado aqui e a CeArt atende, por WhatsApp, no número 85 98558 1818.

Oportunidade

Para a artesã Edinoilde Pimenta, que há 9 anos faz parte do grupo de artesãos que expõe no CeArt e participa de feiras e exposições, o edital é uma oportunidade muito boa para incentivar a geração de renda e manter o setor do artesanato em pleno funcionamento. Segundo ela, tanto a loja virtual do CeArt como as lojinhas dão grande visibilidade para os artesãos, pois recebem visitantes de toda parte do mundo que levam os produtos para seus países e fazem uma espécie de propaganda boca a boca.

Durante o período de isolamento social, devido a pandemia da covid-19, Edinoilde disse que não teve queda nas vendas de seus produtos, pelo contrário, “minhas vendas foram até melhores do que eu esperava. Vendi muito pela internet e por indicação das pessoas. Produzo peças de crochê, como bijuterias, bolsas e outros produtos e a procura sempre é grande”, comentou. Edinoilde começou a produzir artesanato aos 13 anos e até que tentou seguir por outros rumos, tendo trabalhado na empresa Café Santa Clara (hoje 3corações) e outros locais, mas deixou tudo para se dedicar ao que mais gosta, que é o artesanato. Ela atualmente é secretária financeira do Sindicato dos Artesãos do Ceará e ministra palestras, cursos e oficinas, tudo isso conquistado através do artesanato.

CeArt

A Central de Artesanato do Ceará (CeArt) integra a política de incentivo à economia do Governo do Ceará que centraliza o apoio ao trabalho, comercialização dos produtos artesanais e fortalecimento das entidades e grupos artesanais, ampliando sua capacidade de gestão e autonomia e contribuindo para a autossustentabilidade. A CeArt emite identidades artesanais, oferta a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), capacita e abre espaços para a participação em eventos.

Com três pontos de venda na capital, Fortaleza, e uma loja na serra de Guaramiranga, a Central vende peças compradas diretamente dos artesãos. Em 2015, foi lançado o Selo CeArt para certificar produtos dos artesãos cadastrados. O objetivo é estimular a elevação do padrão e a busca pela excelência, valorizando a tradição. Com o selo, os produtos carregam garantias importantes como qualidade, eficiência e responsabilidade social, tornando-se mais competitivos no mercado.