Vereadores debatem sobre obras de infraestrutura, proposta de LDO e alterações no Plano Diretor

08/05/2024 - Adriana Albuquerque

Na plenária desta quarta-feira (8) utilizaram a tribuna os vereadores Carlos Mesquita, Gabriel Aguiar, Adriana Nossa Cara e Professora Adriana Almeida.

Durante o Grande Expediente desta quarta-feira, 8, as ações realizadas pela Prefeitura de Fortaleza, com destaque para o Proinfra, foram destaque na plenária. O vereador Carlos Mesquita, utilizando o tempo da liderança do Executivo, reforçou o compromisso da gestão municipal com a periferia, requalificando mais de 700 ruas da cidade.

Carlos Mesquita falou das ações voltadas para a prevenção em relação ao período chuvoso desenvolvidas pela Defesa Civil e outros órgãos municipais. “A limpeza de recursos hídricos de janeiro a março, com a retirada de que quase 16 toneladas de resíduos. Temos um orçamento de R$ 1 milhão para eventuais desastres. No Proinfra serão R$ 1,5 bilhão investidos, mais de 115 mil pessoas foram beneficiadas.”, apontou Mesquita.

Pela liderança da oposição, a vereadora Professora Adriana Almeida (PT) apresentou um diagnóstico sobre o acesso à rede estadual de Educação, reforçando a articulação entre Seduc e SME. Segundo a parlamentar, essa integração gerou uma demanda de 22.319 novas vagas no Ensino Médio oriundos da rede municipal, atentando ainda para o aumento da demanda da rede privada.

A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) falou sobre a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para 2025. A parlamentar colocou em pauta a redução de investimentos na área da habitação, defesa civil. proteção da pessoa idosa, igualdade racial, na educação voltada para jovens e adultos. “Nós apresentamos emendas que objetivam garantir que o cálculo do resultado primário obedeça o que é estabelecida pela secretaria do Tesouro Nacional no manual de demonstrativos fiscais”, atentou a parlamentar elencando que tem havido um desequilíbrio fiscal nos últimos cinco anos.

Pela liderança do PSOL, o vereador Gabriel Aguiar questionou as matérias em tramitação na Comissão Especial do Plano Diretor que redefinem zonas ambientais na cidade. Segundo o parlamentar, é preciso garantir a preservação das áreas de proteção na Capital, e que os projetos, “aceleram as mudanças climáticas, reduzindo o zoneamento de proteção do Plano Diretor”.

Foto: Érika Fonseca