Câmara de Fortaleza celebra o Dia Internacional da Dança

08/05/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal celebrou data, por iniciativa do vereador, Júlio Brizzi

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta quarta-feira, 8, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. Na ocasião, representantes de Instituições voltadas para a arte da dança foram contemplados com um certificado de reconhecimento pela contribuição social em prol dos fortalezenses. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da homenagem, vereador Júlio Brizzi (PT), em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT).

Propositor da solenidade, o vereador Júlio Brizzi destacou a dança como uma das linguagens artísticas de maior adesão por parte do povo fortalezense e enfatizou a necessidade de políticas públicas para apoiar a cultura, em Fortaleza. “Das três linguagens, oficialmente reconhecidas, a dança talvez seja a que tenha mais participação de pessoas, aqui, na Cidade. Precisamos sempre homenagear e lutar por políticas públicas para a nossa dança, para nossa cultura.”

Representando os homenageados da noite, a diretora da Baillart Academia, Ana Cláudia Saraiva falou da gratidão pelo reconhecimento recebido na Câmara de Fortaleza e ressaltou o Dia da Dança como forma de expor a relevância da arte da dança para a sociedade. “É um trabalho que fazemos com muito amor e há muito tempo, batalhamos na área. Então é muito gratificante saber que tem gente que apoia a arte e que nos faz estar aqui, e sermos homenageados. O Dia da Dança é muito importante para todos nós. Há alguns anos, nós não éramos reconhecidos, então este dia é uma maneira de mostrarmos para a sociedade de Fortaleza, que ela é importante para a vida de muitas pessoas.”

Além do vereador Júlio Brizzi e da diretora Ana Cláudia Saraiva, também estiveram na Solenidade, a presidente da Federação Cearense de Break, Janaína Barros; a diretora da Associação das Academias de Dança do Ceará, Lucymeire Aires; a representante da Cia de Dança de Fortaleza, Mainara Albuquerque; o diretor do Conservatório Cearense de Dança, Everardo Freitas; a representante da Escola de Danças Urbanas, Fabiana Lima e a diretora do Dae Dance Group de K-pop, .Gabryelle Andrade.

O Dia Internacional da Dança

O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

Confira as fotos desta Solenidade:

Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Dança.(André Lima ) (20)

Foto: André Lima