Pessoas com deficiência e com mais de 60 anos não precisam agendar atendimento na Central da Cidadania

29/04/2024 - Adriana Albuquerque

A medida atende os dispostos nas Leis federais nº 10.048/00 e 10.741/03, beneficiando também pessoas com Transtorno do Espectro Autista, gestantes, lactantes, obesos e com mobilidade reduzida.

A Câmara Municipal de Fortaleza conta com a Central da Cidadania, que tem ofertado diversos serviços à população, dentre eles, a emissão de documentos essenciais ao cidadão. E na garantia do acesso à cidadania, as pessoas com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista, idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, com criança de colo, obesos e com mobilidade reduzida têm atendimento preferencial na Central.

O atendimento na Central da Cidadania para este público não necessita de agendamento prévio. Para ter acesso aos serviços basta se direcionar ao núcleo na sede da Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Dr. Thompson Bulcão nº 830 – Luciano Cavalcante). Dentre os serviços ofertados estão: emissão de 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), Bilhete Único, Carteira de Estudante, Cartão do Idoso, credencial de estacionamento para uso de vaga especial, e abertura de reclamação junto ao Procon Fortaleza.

A Central oferece aos fortalezenses mais de 30 serviços em um único lugar. O núcleo conta com atendimentos da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Para os demais públicos o atendimento pode ser agendado no site da Câmara Municipal, confira o passo a passo:

– Acesse o site da Câmara Municipal de Fortaleza (https://www.cmfor.ce.gov.br/).
– Clique em Central da Cidadania, que fica no início da página ou acesse o link aqui.
– Selecione o serviço para qual deseja o atendimento, escolha a data e clique em pesquisar.
– O sistema mostrará os horários disponíveis. Escolha um horário e clique para agendar.

Para a emissão da Carteira de Identidade Nacional o agendamento é realizado no site da Secretaria de Proteção Social, no minha agenda virtual.

Serviço – Central da Cidadania
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas