Escola Manuel Eduardo Pinheiro Campos visita o Legislativo

29/04/2024 - Rochelle Nogueira

A Escola é uma das selecionadas a vivenciar um dia como vereadores de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza abriu as portas do legislativo nesta segunda-feira (29) para receber os alunos da Escola Municipal Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, localizada no bairro Sabiaguaba. Os estudantes tiveram a oportunidade de assumir o papel de vereadores por um dia, como parte integrante do projeto “A Escola vai à Câmara”, desenvolvido no âmbito do programa “Político, Eu?!?”.

O vereador Raimundo Filho (PDT) conversou com os estudantes no hall de entrada da Casa. O parlamentar deu destaque a experiência que os jovens estão vivenciando e a oportunidade de ter uma educação cidadã.

“A nossa Câmara Municipal está de parabéns nessa parceria com a Fundação Demócrito Rocha em trazer essa criançada, esses jovens aqui à Câmara, para conhecerem o dia a dia dos parlamentares. Hoje eles estão vindo dessa escola municipal e estão tendo um dia de vereador, como é que a gente faz as leis e como funciona o nosso trabalho. Eu achei muito interessante porque aqui vai despertar esse interesse político até para poder cobrar mais dos seus representantes. Alguns dos que estão aqui tem 16 anos, já podem até votar e escolher os seus representantes. Acho que é uma iniciativa fantástica e a Câmara está de parabéns com esse programa e esse projeto”, disse Raimundo Filho.

O professor de história, Victor Frota, falou do protagonismo dos estudantes nesse processo de aprendizagem sobre política. “Eu acho que esse projeto vem a calhar por tirá-los da parte teórica, da sala de aula, e colocá-los na prática tornando-os protagonistas da sociedade”, comentou o professor.

Vale ressaltar que o projeto indicativo apresentado pelos alunos requer o uso da tecnologia no processo de aprendizagem já que eles estão inseridos em um mundo cada vez mais tecnológico. “O nosso projeto tem a ver com a integração de tecnologias em sala de aula e eu acho que é um questionamento tanto deles quanto dos professores. Essa questão da aula tá muito teórica, tradicional, isso acaba sendo concorrência até desleal com a questão do celular”, apontou Victor Frota.

A aluna Eva Rodrigues, 13 anos, vice-presidente da Mesa Diretora, falou da experiência da turma à Casa do Povo. “Estamos conhecendo um lugar que a gente nunca tinha visitado antes e é muito bom aprender que política não é só as coisas que a gente ouve de muitas pessoas, a gente pode vivenciar esse momento. Esse momento é bom para a gente ter conhecimento geral, para caso a gente queira ser um político, conhecer a área, e a gente já tem um pouquinho de conhecimento”.

>> O projeto foi levado ao plenário onde foi debatido e aprovado pelos estudantes.

Vale lembrar que ao todo foram 12 escolas selecionadas para essa ação. Para participar do concurso, além de inscrição por meio do formulário do site, foi necessária a submissão de um projeto de lei desenvolvido pelos alunos da escola, com a orientação de um “professor-consultor” escolhido pela própria escola ou pelos alunos.

Fortaleza, CE, 29.04.2024: Visita de alunos da E.M. Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos que fazem parte do projeto "Político, Eu?!" na Câmara Municipal de Fortaleza. (Foto: Mateus Dantas / CMFOR)

Fotos: Mateus Dantas.