Projeto Meu bairro, nossa Câmara chega ao Vicente Pinzón neste sábado, 27

26/04/2024 - Adriana Albuquerque

Ação promove a integração entre os vereadores e a população, além da oferta de serviços essenciais aos cidadãos. Iniciativa alcança sua 10ª edição e já proporcionou mais de 19 mil atendimentos ao público.

O projeto Meu bairro, nossa Câmara, promovido pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), que proporciona a escuta ativa das demandas da população e a prestação de serviços essenciais aos cidadãos, alcançará sua 10ª edição neste sábado, 27. Desta vez, a ação será realizada no bairro Vicente Pinzón, na Regional 2. O atendimento ocorrerá na Praça da Conquista, na rua Brisa do Mar, das 8h às 13h.

Na ocasião, no formato itinerante, toda a estrutura de serviços da Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira, que já é disponibilizada na sede da CMFor, no bairro Luciano Cavalcante, de segunda à sexta-feira, será ofertada à população daquela região. Isso inclui a emissão de documentos, a realização de exames preventivos de saúde, atendimento jurídico em diversas áreas e atividades educativas, dentre outras, em parceria com diversos órgãos.

Desde o ano passado, o Meu bairro, nossa Câmara percorreu as seguintes regionais: 1 (Barra do Ceará), 3 (Quintino Cunha), 4 (Vila União), 5 (Bom Jardim), 6 (Messejana), 7 (Sapiranga), 8 (Serrinha), 9 (Palmeiras) e 10 (Aracapé), proporcionando mais de 19 mil atendimentos ao público.

Diante do sucesso do projeto, a Mesa Diretora da Casa apresentou o Projeto de Resolução nº 0014/2023, que torna a iniciativa uma política permanente do Legislativo municipal. A medida foi aprovada pelos vereadores, por unanimidade, em dezembro último.

Atendimentos ofertados no MBNC:

Ouvidoria da CMFor – Promove a escuta ativa da população, sobre suas demandas e seus anseios para a cidade e recolhe sugestões que poderão se tornar projetos de lei que serão protocolados e apreciados pelos vereadores.
Atendimento jurídico – Acolhimento de denúncias de casos de violação de direitos humanos, orientações jurídicas gratuitas e atendimento para mulheres vítimas de qualquer tipo de violência e discriminação com equipe do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Dom Aloísio Lorscheider (Edhal) e da Procuradoria Especial da Mulher.
Emissão de documentos – Carteira de estudante, Bilhete Único, carteira de trabalho, cartão do idoso, Bilhetinho e credencial para estacionamento de idosos e deficientes físicos.
Serviços – Consulta de IPTU, SPC, infrações de trânsito, Cadastro Único, atendimento para dúvidas trabalhistas, oficinas, orientações sobre o MEI, Feira de Negócios para pequenos empreendedores e atendimento da Enel e da Cagece.
Saúde – Multivacinação, teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C, aferição de pressão, orientações sobre diabetes, câncer de mama e acompanhamento do Bolsa Família.
Educação – Biblioteca para consultas de publicações do Legislativo Municipal, oferta de cursos gratuitos e palestras da Escola do Parlamento, minicursos da Faculdade CDL e orientações da Escola de Trânsito.
Cultura e lazer – Oficinas de dança, músicas, apresentações de teatro, oficinas de grafite, atividades recreativas para crianças e campeonato de futebol.
Cuidados para o seu pet – Testagem para calazar, vacinação antirrábica e atendimento veterinário.

Parceiros: PMF, TRT, Sebrae, Fecomércio (Sesc/Senac), Cagece, Enel, Superintendência do Ministério do Trabalho, Coaph, OAB, Defensoria pública e FCDL e CDL

SERVIÇO:

Meu Bairro, Nossa Câmara – 10ª edição
Quando: Sábado, 27, das 8h às 13h
Onde: Praça da Conquista
Endereço: Rua Brisa do Mar

Com informações de Thiago Paiva.

Foto: Arquivo/CMFor