Político Eu!?!: Câmara recebe estudantes da Escola Municipal Professor Manuel Eduardo

26/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

A Escola é uma das selecionadas para vivenciar um dia como vereadores de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) recebe nesta segunda-feira, 29, a visita dos alunos da Escola Municipal Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, para viver a experiência de serem vereadores por um dia. A ação faz parte do projeto “A Escola vai à Câmara”, ação do programa “Político, Eu?!?”

Na primeira etapa do projeto, os alunos do ensino fundamental da escola Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos foram contemplados coma a oficina “A Escola vai à Câmara” realizada pela parceria da Câmara de Fortaleza com a Fundação Demócrito Rocha, que prepara para a simulação de uma Sessão Plenária, na Câmara de Fortaleza.

Agora, os estudantes chegam à Câmara Municipal de Fortaleza para apresentar e votar projeto de lei, desenvolvido pelos próprios alunos, em uma simulação de Sessão Plenária, realizada, no Plenário Fausto Arruda. A ocasião, será um momento para pôr em prática, tudo aquilo que foi aprendido durante a Oficina realizada na Escola. Será também, uma oportunidade de conhecer os setores, processos e demais fluxos da Casa.

Ao todo, foram 12 escolas selecionadas para essa ação. Para participar do concurso, além de inscrição por meio do formulário do site, foi necessária a submissão de um projeto de lei desenvolvido pelos alunos da escola, com a orientação de um “professor-consultor” escolhido pela própria escola ou pelos alunos.

“Político, Eu !?!”

O programa “Político, Eu !?!” visa proporcionar experiências práticas aos jovens, para que compreendam melhor o funcionamento do sistema político e com isso fortalecer a educação cívica nas escolas de Fortaleza, preparando os jovens para serem cidadãos ativos e participativos na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Além das oficinas, o programa engloba também, visitas guiadas à Câmara Municipal de Fortaleza, onde os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos vereadores e, até mesmo, propor e votar projetos de lei de sua autoria.

Foto: Mateus Dantas