Câmara de Fortaleza celebra os 40 anos de carreira da atriz e humorista Karla Karenina (Meirinha)

26/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal homenageou a artista fortalezense, por iniciativa do vereador, Ronivaldo Maia (PSD)

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou nesta sexta-feira, 26, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem aos 40 anos da carreira artística da atriz e humorista, Karla Karenina, que ficou conhecida no Brasil inteiro, com a personagem Meirinha do humorístico Escolinha do Professor Raimundo. Na ocasião, a artista cearense foi agraciada com um certificado de reconhecimento pela contribuição social em prol dos fortalezenses. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da homenagem, vereador Ronivaldo Maia (PSD), em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT).

Propositor da solenidade, o vereador Ronivaldo Maia ressaltou os quarenta anos de carreira da homenageada e a representatividade da artista para o povo de Fortaleza e do Ceará. “Karla Karenina é prata da casa. É uma artista de muitos talentos e que completa quarenta anos de carreira. Karla Karenina é a nossa Meirinha, que levou essa Cidade e esse Estado para o Brasil e para o mundo. Quando a gente percebe o talento dessa nossa fortalezense, atriz, dançarina, humorista, destacamos a honra de vê-la representando Fortaleza e o Ceará, no Brasil e mundo à fora.”

Homenageada, a artista Karla Karenina destacou a relevância do reconhecimento recebido pelo Legislativo Municipal e da Cidade para o início de sua carreira. “Ser homenageada pela Câmara Municipal de Fortaleza, tem uma importância imensa pra mim, porque eu nasci nessa cidade, porque eu comecei minha vida, não só pessoal, mas principalmente, minha carreira artística. Minha militância artística foi rondando essa cidade. É mais um marco pra mim e eu estou muito grata por isso.”

Além do vereador Ronivaldo Maia e da atriz Karla Karenina, também estiveram na Solenidade, o diretor do Teatro Chico Anysio e diretor do Museu do Humor Cearense, Jader Soares; a Jornalista Camila Fernandes (filha da homenageada), representando a família; a diretora do Colégio Maria Ester, Fátima Lemos; o presidente do Instituto Irmã Giuliana Galli, Mássimo Baraglia; o artista musical, Marcus Café; a professora da Escola de Balé Edisca, professora Gislene Andrade e a representante da Editora A Guardiã, Priscila Austin.

Perfil da Homenageada

Karla nasceu em Fortaleza, capital do Ceará, no ano de 1967. Começou sua carreira tendo um programa próprio na TV Educativa do Ceará em 1992. Na época, viajou para o Sudeste, onde foi rapidamente contratada pela Rede Globo para fazer a Meirinha, na Escolinha do Professor Raimundo.

Karla também participou do programa humorístico Chico Total. Passou por outras emissoras depois, no SBT fez o programa Topa Tudo Por Dinheiro. Ainda na emissora participou do programa Tempo de Alegria, apresentado por Celso Portioli. Em 1999 estreou nas novelas da TV Globo em Andando nas Nuvens. Nos anos 2000, ela passa também a atuar no cinema e seus filmes mais famosos foram Cine Holliúdy e Cilada.com.

Em 2010, voltou à televisão no programa Show do Tom, na TV Record. Em 2011 retornou à Rede Globo, atuando na novela Morde e Assopra, de Walcyr Carrasco. Além de atriz e humorista, Karla é também escritora. Lançou seu livro de poemas, chamado Era uma Vez.

Em 2017, Karla voltou a ter destaque na televisão na novela das nove A Força do Querer, interpretando Dita, empregada doméstica de Silvana, uma viciada em jogos, interpretada por Lília Cabral. O personagem das duas e a novela tiveram sucesso entre o público. Por sua atuação, Karla foi indicada aos prêmios Contigo! de TV e Melhores do Ano de atriz revelação.

Foto: André Lima