Vereadores destacam marco de 25 anos do Dragão do Mar na promoção da cultura

25/04/2024 - Anna Regadas

A entrega de carteirinhas de gratuidade do Dragão do Mar para comunidades e a denominação de areninha no Couto Fernandes também foram temas do Pequeno Expediente,

Em reconhecimento à celebração dos 25 anos de atuação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que acontece no dia 28 de abril, os vereadores Júlio Brizzi (PT) e Adriana Nossa Cara (PSOL) destacaram, durante o Pequeno Expediente, na manhã desta quinta-feira, 25, a importância do equipamento para a democratização do acesso à arte e à cultura na Capital.

O Centro Dragão do Mar é um dos maiores complexos culturais do país e cartão-postal reconhecido nacionalmente pela sua arquitetura e pela relevância no calendário cultural e na memória afetiva da cidade.

Como reforça, o vereador Júlio Brizzi. “Registrar mais uma vez, com alegria, os 25 anos do Centro Cultural Dragão do Mar, equipamento importante da nossa cidade, localizado na Praia de Iracema e Centro, que durante esses 25 anos se tornou um grande polo turístico e cultural. Inclusive aprovamos uma Sessão Solene em homenagem ao Dragão do Mar”, apontou.

Já a vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) destacou a entrega de carteirinhas, realizada ontem, que contemplou os moradores das comunidades Poço da Draga, Graviola e Moura Brasil com a gratuidade em programações pagas realizadas pelo Dragão do Mar, a partir do mês de abril.

“Quero aqui celebrar a superintendente Helena Barbosa, que tem muita experiência na cultura e depois de 25 anos de existência desse equipamento, ela que vem do morro, da periferia, implementa enquanto gestora uma política revolucionária. As comunidades da Graviola, do Poço da Draga e do Moura Brasil terão acesso gratuito a todas as atividades do Dragão do Mar. Sabemos que o acesso à cultura para o povo da periferia é limitado e agora essas pessoas terão acesso amplo”, celebrou.

Já o vereador Raimundo Filho (PDT) pediu apoio dos colegas para a aprovação de projeto de decreto legislativo, de sua iniciativa, que denomina a areninha localizada na rua Gandola, no bairro Couto Fernandes, de Antônio Marcelino Freire Neto, mais conhecido como Alberto.

“Pedir o apoio dos colegas vereadores, pois logo mais estaremos votando o projeto que denomina de Antônio Marcelino Freire Neto, o Alberto do Couto Fernandes, a areninha que fica localizada na rua Gandola, que era uma quadra e está sendo transformada em uma mini areninha e a pedido da comunidade estamos denominando-a de Alberto, um grande comerciante da região que chegou de Baturité em 1999, e a própria comunidade pediu para reconhecermos essa grande figura do Couto Fernandes”, afirmou.

Foto: Érika Fonseca