Escola Manuel Eduardo Pinheiro Campos participa de oficina no projeto “Escola vai à Câmara”

25/04/2024 - Rochelle Nogueira

Na próxima segunda-feira (29), 14h, os estudantes farão visita presencial às dependências da Câmara Municipal de Fortaleza

A Escola Municipal Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, do bairro Sabiaguaba, participou na manhã desta quinta-feira (25), de uma iniciativa cidadã realizada com os alunos do 8º ano. Eles tiveram a oportunidade de participar de uma oficina para aprendizado sobre os trâmites do legislativo, além das atividades pertinentes aos vereadores. “A Escola vai à Câmara” é promovida pelo programa Político, “Eu !?!”, fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Fortaleza e a Fundação Demócrito Rocha.

A estudante Rafaela Gomes destacou a participação de todos no projeto de indicação que será apresentado e debatido na Casa Legislativa como a atividade a ser vivenciada no parlamento na visita dos estudantes. Para eles, o uso da tecnologia é um forte aliado no processo de aprendizagem já que estão inseridos em um mundo cada vez mais tecnológico. “O nosso projeto fala como usar a tecnologia para uso educativo e como também auxiliar os professores na atividade educacional. O projeto vai ajudar a deixar as aulas mais interessantes para os jovens de hoje, já que a gente vive nesse mundo cada vez mais tecnológico. Sobre a experiência de hoje, achei bem interessante pois nos dá a oportunidade de conhecer algo novo que nunca tivemos experiência e tem se tornando algo bem divertido”, disse Marisa Marques.

Outra que também gostou de estar inserida nesse processo de aprendizagem foi a aluna Rafaela Gomes, também do 8º ano, que elogiou a iniciativa da escola e dos alunos na participação no projeto Político, Eu!?!. “Eu acho importante ter esse tipo de projeto na escola para a gente ter mais oportunidades no futuro. Por exemplo, para quem vai fazer faculdade ou o Enem essa ferramente nos dá o direito de competir com uma pessoa de escola particular. Às vezes a Escola Pública fica um pouco para trás e o projeto prevê uma oportunidade mais igualitária. Por isso, acho muito importante a gente se inclua nesse tipo de projeto ”, contou.

O professor de história, Victor Frota, falou que a temática proposta pelos alunos que trata sobre a inserção da tecnologia em sala de aula e ele acredita que essa é uma ação moderna que atende as necessidades atuais dos alunos e também dará dinâmica em sala de aula. “Esse projeto pretende não deixar a aula monótona. A gente pensou maneiras de deixá-la mais dinâmica e atualizada. Além disso, debatemos sobre a responsabilidade deles em relação as redes sociais, trabalhamos também a tecnologia para não caírem em golpes e outras armadilhas que acontecem no ambiente virtual”, ressaltou o professor.

Victor Frota também ressaltou a visita dos alunos na próxima semana para apresentação do projeto na Câmara e como esse programa tem mexido com a imaginação deles. “Muito interessante eles trabalharem um projeto como esse, saberem como é um trabalho de um vereador, o que fazem e quem sabe se tornarem futuros vereadores, representantes de bairro, de uma classe, de uma comunidade, e nesse sentido acho que essa atividade tem um papel transformador que a própria política e a educação podem promover dentro da vida deles”, corroborou.

Vale enfatizar que o programa Político, Eu !?! não se limita apenas à teoria, mas busca proporcionar experiências práticas aos jovens, visando um entendimento mais profundo do funcionamento do sistema político. Dessa forma, além das oficinas, o programa inclui visitas guiadas à Câmara Municipal de Fortaleza, onde os participantes terão a oportunidade única de vivenciar o dia a dia dos vereadores e até mesmo propor e votar projetos de lei de sua autoria.

Para os alunos da Escola Municipal Professor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, a visita guiada está agendada para a próxima segunda-feira, dia 29 de abril, às 14h. Durante o evento, os jovens terão a oportunidade de se colocarem na pele dos legisladores, compreendendo de forma prática o papel e a importância do poder legislativo municipal.

Foto: JL Rosa