Câmara concede o Título de Cidadão Fortalezense ao dep. estadual Antônio Henrique

25/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

A outorga foi de iniciativa do Vereador Danilo Lopes

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) concedeu o título de Cidadão Honorário de Fortaleza ao dep. estadual, Antônio Henrique da Silva, em solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 25, no Plenário Fausto Arruda. Na ocasião, o agraciado recebeu o certificado da CMFor, que o intitula como Cidadão Fortalezense, pelos relevantes serviços prestados à Capital Cearense. A honraria foi concedida pelo vereador Danilo Lopes (PSD). A Sessão Solene foi presidida pelo Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT).

Propositor da homenagem, o vereador Danilo Lopes justificou a trajetória do deputado Antônio Henrique para a homenagem concedida. “Vindo do interior do Rio Grande do Norte, chegando onde chegou, como vereador, como presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, como deputado estadual, nada mais justo que fazermos esta homenagem e torná-lo, definitivamente, cidadão Fortalezense.”

Intitulado como novo Cidadão Honorário de Fortaleza, o deputado estadual Antônio Henrique manifestou sua gratidão pelo reconhecimento e ressaltou a oportunidade de servir aos fortalezenses. “É uma emoção muito grande estar aqui, de volta à Câmara Municipal, para receber este Título oferecido pela propositura do vereador Danilo, com apoio e aprovação de todos os vereadores da Casa. Eu que tive a oportunidade de servir ao povo de Fortaleza, como vereador, durante quatorze anos e, hoje, voltando à esta Casa na condição de deputado estadual, representante de todo o povo cearense, é muita alegria.”

Deputado Estadual Antônio Henrique (PDT) e vereador Danilo Lopes (PSD)

Além do presidente da Sessão Solene, vereador Gardel Rolim, do requerente da solenidade, vereador Danilo Lopes e do outorgado da noite, deputado estadual Antônio Henrique, dentre os presentes, estiveram ainda, o ex-governador do Estado do Ceará e vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes; o deputado estadual, Cláudio Pinho; o desembargador, Durval Aires Filho; o secretário de infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias; o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e o pastor da 1ª Igreja Presbiteriana Renovada de Fortaleza, José Gomes de Freitas.

Participaram ainda da cerimônia, os Vereadores de Fortaleza: Paulo Martins (PDT); Fábio Rúbens (PDT); Raimundo Filho (PDT); PPCell (PDT); Adail Júnior (PDT); Pedro Matos (Avante) e Iraguassú Filho (PDT), além de deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE).

O homenageado

Antônio Henrique da Silva, filho dos agricultores Henrique Venâncio da Silva e Luzia Maria da Conceição, é natural de Martins, interior do Rio Grande do Norte, sendo o sétimo dos dez filhos do casal. Diante das dificuldades provocadas pela seca e escassez no sertão no início dos anos 80, Antônio Henrique mudou-se aos 11 anos com a família para Fortaleza, instalando-se no bairro Parque São José.

Em parceria com a Prefeitura, Antônio Henrique tem atuação direta em, pelo menos, 25 bairros da periferia de Fortaleza. Por sua destacada atuação no Legislativo, o parlamentar foi apontado como vereador mais influente da Câmara Municipal de Fortaleza em pesquisa realizada pelo Anuário do Ceará, nos biênios 2019/2020, 2020/2021 e 2022/2023.

Diante da ampliação de seu trabalho, em 2022, Antônio Henrique foi eleito Deputado Estadual do Ceará pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) com 67.148 votos, sendo o terceiro deputado mais votado da Capital, onde alcançou 53.210 votos.

Casado com Edileusa Bandeira e pai de Esdras Henrique. O parlamentar é cristão evangélico e presbítero da 1ª Igreja Presbiteriana Renovada de Fortaleza, como cristão, entende o cuidado com a família e o serviço ao próximo como missão de existência.

Foto: André Lima