Paulo Martins anuncia requalificação e permanência do Mercado da Aerolândia no bairro

24/04/2024 - Ana Clara Cabral

Decisão foi tomada pela Prefeitura após diálogo com população do entorno e votação.

No Pequeno Expediente da Sessão Ordinária desta quarta-feira (24), o vereador Paulo Martins (PDT) anunciou na tribuna que o Mercado da Aerolândia ficará no mesmo local, será restaurado e a quadra ao lado será coberta, como os moradores da região pediram.

A decisão aconteceu ontem após realização votação em reunião dos moradores com o Executivo no local, contando com a presença do titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias. “O que a população queria, foi o que a Prefeitura acatou. Agora é a gente trabalhar para que o Mercado, em sua estrutura centenária, seja devidamente restaurado e entregue à população”, reforçou.

O vereador Danilo Lopes (PSD) usou o seu tempo para comunicar que foi ao Ministério Público para denunciar os casos em que trabalhadores são constantemente multados através do videomonitoramento e não tem direito de foto ou vídeo para se defender. Segundo o parlamentar, o MP solicitou à AMC que respondesse o motivo pelo qual essa multa existe e questionando sobre algum documento para que o cidadão possa se defender. “Estamos fazendo com que o trabalhador possa trabalhar, ganhar sua renda e levar pão para a sua família”, afirmou.

Trazendo o tema da conscientização do autismo à Casa, o vereador Pedro Matos (Avante) divulgou que no próximo sábado (27) acontecerá na Câmara Municipal o Conecte Autismo Social com a presença de diversos neuropediatras no auditório da Casa. “Fico feliz que mais de 200 pessoas se inscreveram, pessoas que não teriam condições financeiras para comprar o ingresso para o evento”, disse. Já no domingo, será realizado o Autismo Run em Fortaleza, com arrecadação de alimentos para as famílias que mais precisam. Segundo o parlamentar, mais de 2 mil pessoas se inscreveram.

Mobilidade urbana e infraestrutura foram os assuntos abordados pelo vereador Ronaldo Martins (Republicanos), que solicita à Prefeitura a melhoria da rua Barão de Sobral, via que liga o Aeroporto ao bairro Montese. “Quem trafega por essa rota enfrenta um verdadeiro desafio, enfrentando buracos em diversos cruzamentos além de desnivelamento de asfalto e bocas de lobo. Ao invés de proporcionar uma locomoção segura e tranquila, se transformou em um obstáculo para os motoristas. Não estamos lidando com um problema novo”, avaliou.

Por fim, os vereadores da Câmara Municipal repercutiram o assassinato do zelador do Instituto Dr. José Frota (IJF) nas dependências do hospital, que aconteceu na quarta-feira. “Gostaria de me solidarizar com toda família e amigos do zelador Francisco Mizael, de 29 anos, minha idade, que perdeu sua vida no local de trabalho”, disse Gabriel Aguiar (Psol).

Segundo Júlio Brizzi (PT), “não tem como não registrar e lamentar profundamente o que aconteceu no dia de ontem na nossa cidade. De fato, foi um dia triste. Dentro de prédios públicos municipais a gente teve ações de extrema violência que não podem ser normalizadas ou aceitas sob qualquer argumento”.

Bruno Mesquita (PSD) acrescentou: “após acusações de envolvimento de facções no crime, quando a polícia fez a investigação, descobriu que foi passional”.

Antes de solicitar um minuto de silêncio no plenário em solidariedade à família da vítima, Eudes Bringel (PSD) falou: “uma vida que foi tirada de um trabalhador, dentro do seu local de trabalho, onde todos esperam que estejam protegidos”.

Foto: Érika Fonseca