Espaços de convivência garantem acesso à cultura, ao esporte e lazer na Regional 2

24/04/2024 - Anna Regadas

Região conta com uma série de equipamento e entidades que tem fortalecido ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.

Caminhar, apreciar a vista do mar, andar de patins, skate e bicicleta, jogar bola, vôlei e desfrutar do tempo livre para a diversão, essas são algumas das atividades apreciadas pelos moradores da Regional 2. Reunindo 50 praças, seis areninhas, dois parques urbanos e três centros culturais, a região tem espaço garantido para cultura, esporte e lazer.

Na Beira-Mar e Praia de Iracema, os adeptos de práticas esportivas, amadores ou profissionais, utilizam o mar e o calçadão para se exercitarem. Seu espaço é cenário para prática de atividades logo ao amanhecer, como canoagem e natação.

Na sua extensão são realizadas muitas atividades culturais, que resgatam as raízes do povo cearense, com peças de teatro de rua, apresentações musicais, de humor e performances individuais. Além de ter um pôr do sol espetacular que encanta a todos.

As atividades físicas prosseguem no período da tarde e da noite por meio de equipamentos como a ciclofaixa, pista de skate, quadras de basquete, vôlei e futebol. No lazer, as barracas, quiosques, a feirinha com produtos artesanais e o Mercado dos Peixes são atrativos para quem frequenta o local. Clubes da região, como o Náutico e o Ideal, também abarcam as mais variadas opções de lazer e esporte.

Outro atrativo é o patrimônio histórico do Farol do Mucuripe. Além de fazer parte da história e da memória da Cidade, o espaço é uma opção de lazer para crianças e adolescentes que brincam, jogam bola e dançam. Na Praia do Titanzinho, há diversas escolinhas de surf para crianças e adultos, projetando atletas cearenses no cenário internacional.

Com 50 praças, a regional 2 também oferece aos moradores espaços de convivência, que costumam receber feiras e pequenos shows. Dentre elas, se destaca a Praça Luiza Távora que conta com pista de skate, fonte, castelinhos, e intervenções paisagísticas. Quem visita a praça também conta com a opção de tomar um café com leitura em um vagão de trem da década de 30 ambientado com peças do artesanato cearense.

Outro espaço importante é a Praça das Flores, que oferece um comércio a céu aberto de flores, vasos e plantas. Além da Praça Portugal, que fica no cruzamento da Avenida Dom Luis e da Avenida Desembargador Moreira e foi inaugurada em 6 de abril de 1968. Atualmente, é rodeada por shoppings, como o Aldeota, o Avenida e o Jardins Open Mall, restaurantes e prédios. O espaço ainda é conhecido pelas manifestações, feiras e atividades de lazer.

Como área verde, são 2 parques, o Parque Adahil Barreto e o Parque Rio Branco. Fundado em 1980, o Adahil Barreto alinhado aos interesses ecológicos de preservação do meio ambiente, possui 10 hectares e conta com a área de parquinhos e espaços para piqueniques.

Já o parque Rio Branco teve origem na década de 1970. O local possui uma área de mais de 77 mil metros quadrados e é formado, também, na nascente do Riacho Rio Branco. Hoje, o espaço conta com uma grande área de lazer para a população: playground, academia ao ar livre, campo de futebol, mesa de jogos e anfiteatro.

Além das praças e parques, os moradores contam com seis areninhas. São elas: Campo do América, Santa Terezinha 1, Santa Terezinha 2, Praia do Futuro 1, Praia do Futuro 2 e Titanzinho. Nos equipamentos são ofertadas aulas por meio do projeto Atleta Cidadão.

O polo gastronômico da Varjota é outro atrativo da região. O bairro abriga desde sorveterias com influência italiana a restaurantes portugueses, alemães e especializados em culinária contemporânea, além da cozinha brasileira e da típica cearense, despontando como um dos principais roteiros para quem gosta de comer bem.

A regional 2 também conta com espaços culturais consagrados, como o Museu da Fotografia, o Museu da Imagem e do Som e o Acervo Mucuripe, além do Teatro do Humor.

Serviço – Meu bairro, nossa Câmara – Regional 2

• Quando: Sábado, 27