Câmara promove solenidade pelo Dia do Jovem Aprendiz

24/04/2024 - Rochelle Nogueira

A solenidade é de autoria do vereador Iraguassú Filho (PDT), requerimento nº 1320/2024

Em comemoração ao Dia do Jovem Aprendiz, tendo como referência o Dia Internacional do Jovem Trabalhador celebrado em 24 de abril, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quarta-feira (24), no plenário Fausto Arruda, uma sessão solene. O vereador Iraguassú Filho (PDT) é o autor da proposição, por meio do requerimento nº 1320/2024.

O vereador Iraguassú Filho ressalta que a solenidade reconhece um importante programa no país e que tem o intuito de celebrar esse importante projeto que envolve conhecimento e espaço para os jovens. “O próprio nome já é auto explicativo, menor aprendiz, programa que abrange pessoas entre 14 e 24 anos, segundo a lei, e que permite que eles possam ter um complemento em relação as atividades escolares, faculdades e cursos técnicos. Aqui estamos reconhecendo o trabalho de várias instituições e das empresas que fazem a intermediação para que esses jovens estejam aptos a estarem dentro das vagas disponíveis no mercado de trabalho”, disse o vereador.

Em nome dos homenageados, João Fabio Marques, jovem aprendiz na área da pesquisa de qualidade, falou da importância da abertura do mercado profissional, principalmente para jovens autistas como ele. “Profissionalmente eu pretendo crescer como todo mundo, mas se você for falar só crescer, seria algo muito genérico. O que eu realmente quero para a minha vida é crescer na área de TI, na área de informática. Quero construir uma carreira brilhante nessa área mesmo que eu não esteja na minha área especificamente no momento. Estou fazendo o possível dentro do limite dos meus esforços para que esse meu sonho de carreira profissional se desenvolva e se concretize”, disse o jovem aprendiz.

Homenageados:

• Raquel Pinho Studart Gomes
  • Francisco José Pontes Ibiapina
  • André Figueiredo, representado por Roberta Arrais
  • Luiz Mesquita Guimarães, representado pela Superintendente do ISBET, Sônia Pelay
  • Regina Helena dos Santos

Ex-aprendizes
  • Ana Clara Coelho Pereira
  • Amanda Maria Silva De Carvalho
  • Anny Caroline de Lima
  • Antônio Wemerson Macena Ribeiro

Aprendiz destaque
  • Emerson Muniz Caetano
  • Francisca Sara Castro da Silva
  • Jayne Lopes Freitas
  • João Fábio Marques Pinto
  • Leandro Da Silva Moreira Osterne
  • Natan Euclides Vieira
  • Sarah Lenora Martins Gomes
  • Thiago Arruda Araujo
  • Welina Patrícia Cardoso Costa

Composição da Mesa:

Presidente e Propositor desta Sessão Solene, vereador Iraguassú Filho (PDT); coordenador Geral do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e Adolescentes- PETECA, procurador Antônio de Oliveira Lima; coordenadora Estadual do Projeto de Insersão de Aprendiz no Mercado de Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho, no Ceará, auditora do Trabalho Raquel Pinho Studart Gomes; coordenador Estadual do Projeto de Inserção de PCD e/ou Reabilitados pelo INSS no Mercado de Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Ceará, auditor do Trabalho José Crisóstomo Bazílio Neto; Secretário Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina; presidente do Instituto Brasileiro Pro- Educação, Trabalho e Desenvolvimento, Regina Helena dos Santos; representante do mandato do Deputado Federal André Figueiredo, Robertha Arraes.

Foto: Mateus Dantas