Câmara de Fortaleza celebra o Dia do Contabilista

24/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal, por iniciativa do vereador, Júlio Brizzi, homenageou profissionais da categoria, que se destacam por suas atividades, em Fortaleza

SOLENIDADE - DIA DO CONTABILISTA - ÉRIKA FONSECA

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta quarta-feira, 24, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem ao Dia do Contabilista, comemorado no dia 25 de abril. Na ocasião, profissionais da categoria, preteridos pelo Vereador, receberam certificados de reconhecimento pela contribuição com a sociedade fortalezense. A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da homenagem, vereador Júlio Brizzi (PT), em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT).

Propositor da solenidade, o vereador Júlio Brizzi destacou a relevância da categoria para a sociedade, em especial, para a economia. “Os profissionais de contabilidade são essenciais. Sem contabilidade não tem arrecadação, sem arrecadação não tem Estado, não tem investimento social, não tem política pública. Então, os profissionais de contabilidade são fundamentais. Uma profissão que trabalha na arrecadação dos tributos, na orientação às empresas, pequenos negócios, pessoa física. Então, é um profissional essencial.”

Representando os homenageados da noite, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), Daniel Coelho falou da homenagem recebida e da atuação dos profissionais da contabilidade. “Gratidão em receber esta homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza, valorizando, cada vez mais, o profissional da contabilidade, que presta um grande serviço ao País. É um profissional responsável por toda área técnica de tributação, de conhecimento de legislação.”

O representante dos homenageados, disse ainda, que a união entre as instituições, tanto públicas, quanto privadas e a categoria, condiciona melhoria no ambiente social. “A gente entende que as repartições públicas e privadas e os profissionais da contabilidade têm que andar de mãos dadas para conquistar algo melhor. Sempre que melhoramos o ambiente econômico do País, melhoramos o ambiente para a sociedade.”

Presidente da Fenacon, Daniel Coelho e ver. Júlio Brizzi (PT)

Além do vereador Júlio Brizzi e do presidente da Fenacon, Daniel Coelho, participaram, também, da cerimônia, o diretor financeiro da Fundação Brasileira de Contabilidade, Francisco Marcelo Avelino Júnior; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE), Fellipe Guerra; o presidente da Associação dos Contabilistas do Estado do Ceará (ACONTECE), Ananias Rebouças Brito; o presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Ceará, Ricardo Assunção Lima; o presidente da Academia Cearense de Ciências Contábeis, Gerson Lopes Fonteles; o presidente da Associação dos Peritos Contadores do Estado do Ceará (APCEC), Cleinilton Medeiros e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará (SESCAP/CE), Carlos Átila Ferreira de Souza. Além dos profissionais de contabilidade citados, ainda esteve presente na solenidade, o líder do Governo na Câmara de Fortaleza, vereador Iraguassú Filho (PDT).

Dia do Contabilista ou da Contabilidade

O Dia da Contabilidade surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil. João Tavares é considerado o patrono da contabilidade brasileira.

A regulamentação da profissão, no entanto, só aconteceu com o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, oficializando as ciências contábeis no Brasil.

O Dia da Contabilidade foi oficialmente criado a partir da Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979.

Até o mês de abril de 2012, o Dia da Contabilidade era chamado de Dia do Contabilista, no entanto, a partir desta data o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a alteração do termo Contabilista para “Profissional da Contabilidade”.

Confira as imagens desta solenidade:

Sessão solene em homenagem ao dia do contabilista  (61)

Foto: Érika Fonseca