Atuação do Estado no combate à violência volta ao debate no Legislativo

24/04/2024 - Adriana Albuquerque

Os vereadores têm o tempo de até 10 minutos para destacar assuntos de interesse da população.

Durante o Grande Expediente desta quarta-feira, 24, os dados relacionados a violência no Ceará foram destaque no plenário. Pela liderança do Executivo, o vereador PP Cell (PDT), cobrou uma ação efetiva do Governo do Estado na área da segurança pública, atentando para os dados relacionados a violência contra a mulher.

“A situação que o Estado vem passando, acredito que é o pior momento da segurança pública do Estado do Ceará. A gente não pode vim aqui bombardear, falar farpas porque aconteceu isso no IJF, e tem que ser falado porque foi uma tragédia de fato e tem que punir os culpados. Mas eu nunca vi um vereador de oposição antes para cobrar do governador para falar sobre segurança. E gostaria de coerência dos colegas pois já são mais de 80 mulheres que morreram neste ano”, elencou PP Cell. O parlamentar ressaltou a importância de ações conjuntas e que a situação enfrentada na cidade com a atuação de organizações criminosas deve ser tratada com seriedade pelo Governo do Estado.

O vereadora Estrela Barros (PSD) voltou a cobrar uma posição do prefeito José Sarto com a efetivação de políticas públicas na cidade, com destaque para a saúde. A parlamentar disse que tem ouvido as demandas da população e que é necessário um compromisso da gestão municipal com projetos importantes para a cidade.

Em relação ao ocorrido no IJF, o vereador Eudes Bringel (PSD), falou da necessidade de apurar os fatos evidenciando casos de violência em outros países. Lamentando a ação no IJF, o parlamentar destacou a importância de formar uma comissão para visitar o local.

O vereador Diógenes Madeira (PRD) utilizou seu tempo para destacar um projeto de autoria do seu mandato que requer registrar o nome de uma praça no bairro Conjunto Ceará como Grupo da Paz. Segundo ele, o local já é reconhecido pela comunidade por esse nome há pelos menos 35 anos, sendo um dos maiores polos esportivo e cultural do Conjunto Ceará. “Lá hoje nós temos o futsal, a zumba, futmesa, trabalho com idosos. A gente ocupa aquele espaço público e lá a violência é zero. É uma praça que acolhe”, disse o vereador evidenciando o trabalho de sua mãe como uma das fundadoras do espaço.

Os vereadores também trouxeram para o debate a questão da desafetação de terrenos públicos na cidade de Fortaleza. Dando continuidade em seu pronunciamento, o vereador Eudes Brigel chamou a atenção para o quantitativo de projetos de desafetação apresentados pela atual gestão e os valores dos projetos. “Fica aqui a nossa preocupação com as desafetações”.

O vereador Leo Couto (PSB), também destacou que a atual gestão já solicitou 18 desafetações em terrenos públicos em Fortaleza e fez comparação com gestões anteriores. “Para onde vão esses recursos desses terrenos? “, disse o vereador.

Na mesma linha, o vereador Gabriel ressaltou que os terrenos estão sendo vendidos com valor abaixo do mercado imobiliário. O parlamentar atentou para falta de clareza nos projetos que chegam a Casa. “Chegam com ausência de mapas e erros de georreferenciamento”, alertou Gabriel.