Vereadores repercutem a violência em Fortaleza

23/04/2024 - Anna Regadas

Os parlamentares atentaram para a atuação das organizações criminosas na Capital.

Durante o Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira, 23, parlamentares debateram a situação da violência na cidade reforçando a necessidade de ações efetivas no combate às facções. O vereador Ronivaldo Maia (PSD), durante no uso do tempo da Liderança da Oposição apontou que o problema da segurança pública assola todo o país e defendeu que é preciso uma atuação de maneira articulada dos entes da Federação: Estado, União e Município, a fim de combater as facções e organizações criminosas.

“A inteligência é o nosso grande desafio para enfrentar o problema da segurança pública como um todo”, defendeu. Sobre o ocorrido no IJF, Ronivaldo destacou que é preciso não somente investigar o caso para punir como também para melhorar as medidas de segurança interna da unidade hospitalar. O parlamentar lamentou a morte do funcionário e atentou para a forma de atuação das organizações criminosas na cidade.

Pela Liderança do Governo, o vereador Iraguassú Filho (PDT), afirmou que a questão da segurança pública em Fortaleza é uma política de responsabilidade constitucional do Governo do Estado, mas que a Prefeitura de Fortaleza tem fortalecido as ações na área, com a melhoria na iluminação pública, ampliação do efetivo da Guarda Municipal, entrega de equipamentos, praças, entre outras. Sobre o caso de violência registrado no IJF, o parlamentar ressaltou o medo vivido pela população com a atuação das facções e a falta de ações do Estado.

“A segurança do IJF foi ampliada com mais guardas municipais, inclusive com monitoramento eletrônico. Agora a criminalidade não tem respeito às instituições públicas e está faltando a presença mais firme da inteligência. Hoje andando tenho a sensação de que a qualquer momento posso ser assaltado e esse é um sentimento das pessoas, de insegurança pública”, ressaltou Iraguassú Filho retratando ainda o caso de uma obra da Prefeitura paralisada por facções.

Pela Liderança Partidária, a vereadora Professora Adriana Almeida (PT) também lamentou o episódio ocorrido no IJF, e afirmou que já havia se pronunciado sobre os problemas enfrentados pelos profissionais de saúde do local.

A parlamentar também se manifestou contra a retirada do Mercado da Aerolândia. “A Prefeitura de Fortaleza resolveu retirar a estrutura do Mercado, um patrimônio histórico e tombado da nossa cidade, sem sequer o diálogo com a população. Os moradores não aceitam e querem que o prefeito reforme o mercado e não que o retire de lá”, defendeu. De acordo com a parlamentar, uma reunião com representantes da gestão e moradores para debater o assunto está marcada para hoje (23) às 18h.

Foto: Érika Fonseca