Procuradoria Especial da Mulher participa de ação voltada ao movimento popular feminino

23/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

As atividades realizadas na praça José de Alencar, contemplaram desde entrega de material educativo até agendamento de atendimento ao público

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) participou na manhã desta terça-feira, 23, na praça José de Alencar, do projeto “RIMA em ação”, realizado pela Rede Itinerante de Mulheres Atuantes (RIMA), com o objetivo de viabilizar o acesso aos direitos das mulheres. na ocasião, além dos serviços ofertados pela RIMA, as servidoras da Procuradoria, distribuíram materiais educativos na prevenção e combate à violência contra as mulheres.

Em uma manhã que contou com cerca de 70 artesãs, além dos transeuntes do cotidiano, na Praça José de Alencar, a Procuradoria Especial da Mulher alcançou o público não só com o esclarecimento das funções do órgão, como também, com um prévio atendimento, como explicou a procuradora especial da mulher, Aline Vilar. “Hoje, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Fortaleza esteve em ação fora de suas instalações, envolvendo-se em uma série de atividades significativas. A equipe dedicou-se a apresentar a missão e atribuições da Procuradoria aos presentes na Praça José de Alencar, com o imediato agendamento de atendimentos para aqueles que precisam de assistência específica.”

A Procuradoria ainda entregou ao público, materiais impressos, com o objetivo de educar a comunidade, visando a prevenção e o combate à violência contra as mulheres. Segundo a Procuradora, a ação demonstra a responsabilidade do órgão para com a integridade das mulheres da nossa Cidade. “Essas atividades demonstram o compromisso da Procuradoria Especial da Mulher em estar presente e ativa na sociedade fortalezense, trabalhando para promover a igualdade de gênero, garantir a segurança das mulheres e combater todas as formas de violência e discriminação.”

Segundo a presidente da Rede Itinerante de Mulheres Atuantes (RIMA), Rebeca Mota, o Projeto busca a mediação entre a população e o poder público para facilitar a vida das famílias. “A “RIMA em ação” é cem por cento voltado para o movimento popular. O foco é nas mulheres, mas acabamos atuando com a família como um todo. Muitas vezes, fazemos o papel de interlocutora entre a base e os poderes públicos. Dialogamos com a prefeitura, com o Estado, com o Governo Federal. Temos o papel de facilitar a vida do cidadão.”

A ação da RIMA, em parceria com o poder público, proporcionou atendimentos como: informações sobre o Cad único e Bolsa Família através de codificadores encaminhados via SDHDS; atendimento da Etufor com esclarecimentos acerca da utilização dos serviços Nina 2.0 e emissão de bilhete único, carteira do idoso e da pessoa com deficiência e atendimento da coordenadoria de políticas públicas das mulheres de Fortaleza da SDHDS, sobre o acolhimento da casa Francisca Clotilde.

Além, disso, contou com apresentação cultural da banda Visão Musical, do instituto dos Cegos e com a Feira de Empreendedoras, que ofereceu serviços de manicure e designer de sobrancelha, bem como venda de artesanatos, alimentos, artigos de praia e cosméticos.

Feira de Empreendedoras, na praça José de Alencar

Procuradoria Especial da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher da CMFor conta com o atendimento de assistente social, psicóloga, advogada e da Procuradora do órgão. Além dos atendimentos, a equipe também fiscaliza as políticas públicas municipais e os programas municipais direcionados à igualdade entre homens e mulheres. O órgão ainda promove campanhas educativas, pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra as mulheres.

Fotos: Aline Vilar e Rebeca Mota