Câmara celebra Dia Mundial da Saúde

23/04/2024 - Rochelle Nogueira

A sessão solene é de autoria do vereador Professor Enilson (Cidadania)

Em celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou no Plenário Fausto Arruda, na tarde desta terça-feira (23), uma sessão solene em virtude da data. O vereador Professor Enilson (Cidadania) foi o propositor da solenidade, por meio do requerimento nº 157/2024.

O propositor da sessão solene, vereador Professor Enilson, ressaltou que no Brasil um dos maiores gargalos da sociedade é a questão da saúde, mas apesar do problema, do enfrentamento social, falta de recurso, de estrutura, existem profissionais dedicados. “Existem heróis que muitas vezes dão todo o seu tempo, se doam para fazer uma saúde de qualidade. Então, os médicos, os enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, dentistas, psicólogos todos eles se doam para tentar fazer uma saúde de qualidade”, contou Enilson.

Falando em nome dos homenageados, Dr. Jacques Eanes Esmeraldo, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região Ceará, destacou a importância dos profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia da Covid-19, ressaltando, principalmente, o papel fundamental de todos no processo de declínio da pandemia. “É um peso muito grande representar os profissionais da saúde, principalmente depois do que a gente passou nessa pandemia. Recebemos o reconhecimento da sociedade pois conseguimos salvar muitas vidas. A sociedade viu isso, o próprio governo viu isso, e por isso fomos diversas vezes homenageados e reconhecidos aqui no Ceará”, pontuou o homenageado.

>> Segundo a justificativa para a realização da solenidade, o Dia Mundial da Saúde é um lembrete essencial sobre a importância de cuidar da saúde física e mental. A data serve como um chamado global para conscientização e ação coletiva em prol de hábitos saudáveis, acesso equitativo aos serviços de saúde e a promoção do bem-estar em todas as comunidades.

Homenageados:

• Leonardo Freire Vasconcelos
  • Geruza Baima
  • Kalina Souza Queiroz
  • Jacques Eanes Esmeraldo Melo
  • Thiago Brasileiro de Vasconcelos
  • Francilena Ribeiro Bessa
  • Cristiane Oliveira da Paz
  • Geovana Santana Malheiro
  • Paloma Viana de Holanda
  • Vinícius Calvário Alvares Pinheiro
  • Maria Júlia Barbosa Muniz
  • Francisca Valdirene dos Santos Silva
  • José Ari dos Santos Neto

Composição da Mesa:

Vereador Professor Enilson (Cidadania); presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região Ceará, Jacque Eanes Esmeraldo; conselheiro do Crefito 6, Thiago Brasileiro; Médico, Hudson Erome Dore; ex-presidente do Conselho de Saúde das secretarias municipais do Ceará, Dr. Josete Malheiro Tavares.

Foto: Zerosa Filho