Turismo e polos comerciais fortalecem potencial econômico da Regional 2

22/04/2024 - Adriana Albuquerque

A região reúne 11 bairros com vocações plurais e que retrata a diversidade empreendedora da cidade.

Corredores comercias, shoppings, atividades voltadas para a economia do mar e a concentração de diversas emissoras de rádio e televisão são marcas da vocação econômica da Regional 2. Com uma população estimada em 284.237 mil habitantes, a SER 2 abrange 11 bairros da Capital e isso retrata bem a pluralidade da região, que receberá a décima edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”, no próximo dia 27 de abril, na Praça da Conquista, no bairro Vicente Pinzón.

Composta uma faixa litorânea dos bairros Meireles, Mucuripe, Cais do Porto e Vicente Pinzón, a Regional 2 fortalece o turismo da Capital. A Praia de Iracema, localizada no bairro de Meireles, na região do Clube Náutico, é uma das áreas mais movimentadas da cidade, com várias barracas de praia e a Feirinha de Artesanato da Beira Mar, além do Jardim Japonês e de vários restaurantes. A região também concentram muitos hotéis, o que movimenta a geração de emprego e renda na cidade.

Com forte atuação de pescadores, marisqueiras e transporte marítimo, além do potencial turístico, os bairros Cais do Porto, Mucuripe e Vicente Pinzón se destacam na atividades relacionadas à economia do mar.

Quando o assunto é conglomerados comerciais, o destaque são os bairros Varjota, Aldeota e Papicu, com corredores comerciais de diversos segmentos, além de um polo gastronômico. O crescimento da região também proporcionou o surgimento do Shopping Rio Mar Fortaleza.

No universo da comunicação, o Dionísio Torres, como ponto mais alto da cidade, concentra diversas empresas de telecomunicação. O bairro também é bem abastecido de diversos serviços, tais como hospitais, supermercados, empresas imobiliárias e escritórios diversos. No desenvolvimento local, a Regional 2 tem como referência os bairros Joaquim Távora e São João do Tauape, com a concentração de pequenas e médias empresas.

Vocação econômica que ganha reforço de programas de incentivo ao empreendedorismo, como o Fortaleza Capacita, que na Regional 2 já capacitou 2.615 empreendedores. O Projeto Costurando também disponibiliza um ateliê na Pracinha da Cultura do Vicente Pinzon. E no acesso as vagas de emprego a região conta com o Sine Municipal no bairro Aldeota (avenida Santos Dumont, 2.500 – loja 17).

Meu Bairro Empreendedor – A Prefeitura lançou, em 2019, o Projeto Meu Bairro Empreendedor, iniciando com pilotos no Bom Jardim e no Grande Mucuripe (Vicente Pinzon e Serviluz).

Serviço:

Meu bairro, nossa Câmara” – 10ª edição na Regional 2
Quando: 27 de abril
Onde: Praça da Conquista, bairro Vicente Pinzón
Endereço: Rua Brisa do Mar (entre as ruas Deputado Joaquim Figueiredo Correia e Lima Barreto)

Foto: Érika Fonseca