Seminário discutirá inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho

22/04/2024 - Rochelle Nogueira

No dia 26 de abril, a Câmara Municipal de Fortaleza será palco de um seminário focado no tema “Inclusão no Mercado de Trabalho: Pessoas Autistas e Cultura Organizacional”. O evento propõe explorar questões essenciais na promoção da inclusão e a diversidade nas empresas, com especial atenção às necessidades e contribuições das pessoas autistas. Vale enfatizar […]

Vale enfatizar que o mês de abril, é dedicado à conscientização sobre os autismos, a discussão sobre a inclusão no mercado de trabalho ganha destaque. À medida que o tempo avança, mais indivíduos descobrem estar no Espectro Autista, muitos deles jovens ou adultos. Embora seja crucial abordar o fenômeno nas esferas da educação e da saúde na infância, outras dimensões se tornam relevantes ao longo da vida, como o trabalho.

Para buscar respostas a essas questões e promover um debate construtivo, os consultores especializados em inclusão e acessibilidade em Recursos Humanos, Márcio Roberto e Vivianne Mota, em parceria com a EPFor, propuseram o Seminário “Inclusão no mercado de trabalho: as pessoas autistas e a cultura organizacional”. O evento será dividido em três momentos: introdução teórica, bate-papo e palestras no encerramento. Confira programação.

Programação do evento

• 14h – Roda de conversa : Interação do público presente com o Des. Antônio Parente TRT7, Patrícia Moura e profissionais no Espectro convidados ao debate.
  • 16h – Intervalo
  • 16h20 – Palestra “Os Paradoxos da Inclusão” com Márcio Roberto e Viviane Mota.
  • 17h – Encerramento

Inscrições: epfor.cmfor.ce.gov. br/eventos/12

Com o intuito de alcançar um público diversificado e impactar positivamente a inclusão no ambiente de trabalho, a maior parte das inscrições será reservada a profissionais de RH. No entanto, também haverá espaço para o público em geral.

Alinhado com o compromisso social, o evento será totalmente gratuito. No entanto, os consultores sugerem que os participantes contribuam com doações de produtos de limpeza e higiene pessoal para a Fundação Permanente Casa da Esperança. A instituição desempenha um papel fundamental na história do autismo na cidade, oferecendo terapias e atendimento especializado a autistas de todas as idades há mais de três décadas.

Destaca-se ainda que a Fundação abriga o grupo Neurodivergentes, um coletivo pioneiro no Brasil que reúne regularmente jovens e adultos autistas. Esses indivíduos estão em constante contato com as questões abordadas no seminário e enfrentam desafios relacionados ao mercado de trabalho. O seminário promete ser um espaço de reflexão, troca de experiências e busca por soluções que contribuam para uma maior inclusão e acessibilidade no ambiente profissional para as pessoas autistas.

Serviço:

• Seminário: Inclusão no Mercado de Trabalho: as pessoas autistas e a cultura organizacional”
  • Onde: auditório do prédio anexo da Câmara Municipal de Fortaleza
  • Quando: 26 de abril