Projeto “Meu bairro, nossa Câmara” chega à Regional 2: conheça as potencialidades da região

19/04/2024 - Anna Regadas

A região, que se destaca pelas atividades relacionadas à economia do mar, será palco da décima edição do “Meu bairro, nossa Câmara”. O evento acontece no dia 27 de abril, na Praça da Conquista, no bairro Vicente Pinzón.

Das ondas no Titanzinho, que projetou surfistas cearenses no cenário internacional, aos requintados sabores do polo gastronômico da Varjota, a Regional 2 é conhecida pela intensa atividade comercial e seu potencial turístico que atrai tanto os moradores como visitantes em busca de experiências autênticas. A região, que também se destaca pelas atividades relacionadas à economia do mar, será palco da décima edição do “Meu bairro, nossa Câmara”. O evento acontece no dia 27 de abril, na Praça da Conquista, no bairro Vicente Pinzón.

Com a população estimada em 284.237 mil habitantes, a Regional 2 está dividida em 4 territórios que reúnem 11 bairros da Capital: Aldeota, Cais do Porto, De Lourdes, Dionísio Torres, Joaquim Távora, Meireles, Mucuripe, Papicu, São João do Tauape, Varjota e Vicente Pinzón.

Um dos grandes destaques da Regional 2, é a orla da Beira-Mar, considerado um cartão postal da cidade que atrai tanto turistas como moradores locais. O espaço que reúne barracas, bares e restaurantes, também conta com uma série de espaços para práticas esportivas como quadras de vôlei, basquete, pista de skate, entre outros, além de uma ampla programação cultural e da Feira de Artesanato da Beira Mar.

Com a atividade marítima preponderante, a região também tem como atrativo o famoso Mercado dos Peixes, que pela ampla variedade de frutos do mar, preço, qualidade e frescor dos alimentos atrai uma grande quantidade de visitantes.

Já no Cais do Porto, a praia do Titanzinho é conhecida como um dos melhores pontos para surfar na cidade, contando com diversas escolinhas e projetos sociais. A praia já consagrou surfistas cearenses campeões, a exemplo de Tita Tavares e Fábio Silva.

A regional também conta com espaços culturais consagrados, como o Museu da Fotografia, o Museu da Imagem e do Som e o Acervo Mucuripe, além do Teatro do Humor e de praças como a Luiza Távora e a Praça das Flores, que costumam receber feiras e pequenos shows.

Clubes da região, como o Náutico e o Ideal, também abarcam as mais variadas opções de lazer e esporte. Apresentando grande potencial, a área reúne diversos equipamentos relacionados ao desenvolvimento econômico a exemplo dos shoppings RioMar Papicu, Del Paseo e Aldeota, e de empreendedorismo local, como as feiras livres. Hoje os moradores da região contam com cinco feiras localizadas nos bairros Cais do Porto, Vicente Pinzón e Papicu.

Outro bairro que se destaca por conta do polo gastronômico consolidado na cidade é a Varjota. Os bares, restaurantes, cafés e docerias, que passeiam pela culinária de diversos países, como Portugal, Itália e França são grandes atrativos.

Na educação, são 15 escolas em Tempo Parcial, 13 Centros de Educação Infantil, 4 creches parceiras, 4 Escolas em Tempo Integral e 3 Centros de Atendimento Educacional Especializado. No atendimento voltado para a assistência social, a população do bairro é assistida por dois Centros de Referência da Assistência Social – (CRAS). A rede municipal de saúde é composta por sete unidades de atenção primária. Já a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) disponibiliza para a região um CAPs Geral e uma residência terapêutica, que atende as necessidades de moradia das pessoas com transtornos mentais graves e que não possuam suporte social e laços familiares.

Serviço: Meu bairro, nossa Câmara – Regional 2

• Local: Praça da Conquista, no bairro Vicente Pinzón