CMFor realiza solenidade de homenagem aos 20 anos Rede de Desenvolvimento Local Grande Bom Jardim

19/04/2024 - Ana Clara Cabral

Foram homenageados, na ocasião, diversos coletivos que fazem parte da Rede DLIS

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma sessão solene em homenagem aos 20 anos Rede de Desenvolvimento Local Grande Bom Jardim (Rede DLIS). Na ocasião, diversos coletivos que compõem a Rede também receberam o certificado de homenagem.

A iniciativa ocorreu por meio do requerimento nº 407/2023, da vereadora Adriana Nossa Cara (Psol), que declarou: “nós, da mandata Nossa Cara estamos honradas de celebrar hoje os 20 anos da Rede DLIS, que pulsa muita vida, esperança, força e resistência, mas não só lá no Bom Jardim. A Rede é muito conhecida e inspira Fortaleza toda. Ela é tão importante que tem formulado novas alternativas para a transformação social da nossa cidade como um todo e redução das desigualdades”.

Representando a Rede DLIS, Lúcia Albuquerque, do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, fez uso da tribuna e agradeceu a homenagem. “O motivo de nascimento da Rede DLIS é de vencer as desigualdades, vencer a pobreza e o isolamento das nossas periferias. Quando a Rede DLIS nasceu, a região do Grande Bom Jardim necessitava de reparação de direitos e promoção de políticas públicas. Nós fizemos um diagnóstico sócio participativo com mais de 60 organizações e mais de 100 assembleias”, explicou.

De acordo com ela, foi a partir dessa iniciativa que nasceu a Rede DLIS, com o objetivo de conduzir adiante o planejamento para mudar um bairro com a instância política de promoção, defesa e reparação de direitos humanos. “É uma potência o nosso movimento justamente por ser coletivo. É uma contribuição de vários segmentos. Juventude, mulheres, pessoas trans, catadores. São pessoas que querem mudar as suas vidas”, concluiu.

No evento, também receberam a homenagem o Ponto de Memória GBJ; a Rede de Cozinhas Comunitárias; o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza; a Associação dos Moradores da Comunidade Marrocos; Fórum de Juventude; Grupo Criart; e a Associação de Catadores do Bom Jardim (Ascabonja).

Foto: JL Rosa