Escola José Militão de Albuquerque visita Legislativo no projeto”A Escola visita à Câmara”

18/04/2024 - Rochelle Nogueira

A Escola selecionada trouxe os estudantes para vivenciar um dia como vereador na Câmara Municipal de Fortaleza

Os alunos do 8º ao 9º ano da Escola Municipal Professor José Militão de Albuquerque, localizada no bairro Conjunto Ceará, tiveram a oportunidade de visitar a Câmara Municipal de Fortaleza na tarde desta quinta-feira (18), como parte da atividade “A Escola vai à Câmara”, promovida pelo projeto Político Eu?!?!.

Essa visita é fruto da parceria entre a Casa Legislativa e a Fundação Demócrito Rocha. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer as instalações de diversos setores, entender o funcionamento da Casa, aprender sobre os serviços oferecidos pela Central da Cidadania, Ouvidoria, Direitos Humanos, Complexo das Comissões e explorar as dependências da Comunicação.

Na abertura da atividade, o vereador Márcio Martins (União Brasil) conversou com os estudantes repercutindo sobre o dia a dia de um parlamentar. Ele também falou da importância desse momento atentando para o desenvolvimento de uma consciência política desde os primeiros anos de formação como ponto crucial para o fortalecimento da democracia.

“Quando estava no ano letivo que eles estão agora, ou seja, no ensino fundamental, foi lamentável ninguém me falar de política e isso é negativo. Eu acho que quanto mais cedo começarem a falar da importância da escolha dos seus representantes, eles irão entender que estes serão os responsáveis de modificar suas vidas. A Câmara está de parabéns, a Secretaria de Educação e obviamente à escola que trouxe e contribuiu nesse processo de aprendizagem. Parabéns aos alunos que mais cedo começam a falar de política”, disse o vereador.

Presente na mesa diretora, a relatora Angelina Lopes falou desse momento de aprendizado que vai além da sala de aula. A estudante achou interessante conhecer o processo de tramitação de um projeto. “Está sendo bem interessante a gente estar aqui na Câmara Municipal aprendendo como é feita a lei, como que se leva para ser aprovada e todos os setores que a lei precisa para ser aprovada. Então é algo importante e interessante da gente estar sabendo”, comentou.

Com um projeto de indicação voltado às pessoas com deficiência, o tema acessibilidade no âmbito escolar e em bibliotecas foi o ponto convergente entre os alunos. “O projeto foi criado a partir de algumas oficinas e reuniões, pensando em quais problemas a gente poderia solucionar na cidade. Então, primeiro, a gente fez uma lista sobre as problemáticas que a gente encontra no ambiente humano e no ambiente educacional e a partir daí a gente viu quais pontos em comum nas ideias de cada um. Então, o projeto foi voltado para a acessibilidade e inclusão de alunos em ambientes educacionais, tanto escolas públicas, quanto bibliotecas, pensando na situação dos deficientes físicos”, contou a professora de história, Natália Fernandes.

Paula Vieira, coordenadora do projeto Escola vai à Câmara, ressalta a participação dos estudantes no processo de descoberta sobre o funcionamento do legislativo. “Os estudantes do Colégio José Militão estão aqui falando sobre a acessibilidade. Estão muito empolgados. É interessante vê-los se interessando por esse espaço de poder, sabendo onde é que estão os seus representantes, sabendo o que é que os representantes estão fazendo, como é que eles fazem, como que é a tramitação. Hoje eles se surpreenderam com o tamanho da burocracia, com as etapas e os processos e a quantidade de setores, mas tudo é descoberta e é interessante ver essa educação cidadã acontecer”, relatou.

>> O projeto foi levado ao plenário onde foi debatido e aprovado pelos estudantes.

Vale lembrar que ao todo foram 12 escolas selecionadas para essa ação. Para participar do concurso, além de inscrição por meio do formulário do site, foi necessária a submissão de um projeto de lei desenvolvido pelos alunos da escola, com a orientação de um “professor-consultor” escolhido pela própria escola ou pelos alunos.

Fotos: Zerosa Filho