Câmara de Fortaleza celebra o Dia do Intercâmbio Social

18/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Em Sessão Solene, o Legislativo Municipal, por iniciativa do vereador, Júlio Brizzi, homenageou representantes de instituições que se destacam nestas atividades, em Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou na noite desta quinta-feira, 18, no Plenário Fausto Arruda, uma solenidade em homenagem ao Dia do Intercâmbio Social, comemorado no dia 16 de fevereiro. Na ocasião, representantes de instituições ligadas às atividades de intercâmbio receberam certificados de reconhecimento pelo apoio aos Obietivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A Sessão Solene foi presidida pelo propositor da homenagem, vereador Júlio Brizzi (PT), em nome do Presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT). 

Propositor da solenidade, o vereador Júlio Brizzi destacou a relevância do trabalho realizado por meio do intercâmbio cultural, para os jovens de Fortaleza. “A Cidade, hoje, tem o Dia do Intercâmbio Social, para homenagear entidades e pessoas que fazem esse trabalho, muitas vezes invisível, mas que tem uma grande importância. Receber pessoas de fora, para Fortaleza, trabalhar em projetos sociais, trazer experiências de outros projetos sociais, realizados pelo mundo, como também, pessoas aqui, de Fortaleza, que são preparadas por entidades que formam líderes para o mundo todo. Isso tem um efeito muito grande para a nossa juventude e para nossa Cidade.” 

Representando os homenageados da noite, a fundadora da Associação Internacional de Estudantes de Economia e Ciências Comerciais (AIESEC – Fortaleza), Glênia Rodrigues Pinheiro ressaltou o impacto do intercâmbio social para organizações não governamentais e para a sociedade em geral. “Um dos objetivos de trazer a AIESEC para Fortaleza, era poder possibilitar o intercâmbio e fazer com que mais pessoas tivessem acesso à outras culturas e, as ONGs, acesso a intercambistas e poder desenvolver pessoas da comunidade, através do contato com pessoas de fora. Essa ação, não só impacta a ONG, como também, as pessoas e a comunidade como um todo.” 

Vereador Júlio Brizzi (PT) e Glênia Pinheiro (AIESEC) – Foto: André Lima

Participaram, também, da cerimônia, a diretora da ONG PROSSICA, Sandra Vinhas Araújo; a presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (ADES), Maria Walhirtes Frota de Albuquerque; o presidente da Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (AIESEC Fortaleza), Caio César Souza Marques e o representante dos Hosts, Antônio Matheus Silva Brandão. 

Intercâmbio Social 

São trabalhos voluntários dedicados a projetos sociais, geralmente em país estrangeiro. Estes trabalhos permitem que o voluntário dedique não só seu tempo, como compartilhe suas experiências, divida suas alegrias e alivie o sofrimento daqueles que estão a sua volta. 

O voluntário, além de realizar todas essas ações através do seu trabalho, tem a oportunidade de conhecer uma nova cultura, aprender ou aperfeiçoar um idioma. O intercâmbio social traz profundas mudanças internas, criando valores para si e para o outro. 

De acordo com as Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e o espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos […]”. 

Foto: André Lima