Curso de extensão “Educação Política para Cidadania” já disponibiliza 3º módulo

17/04/2024 - Rochelle Nogueira

Com o conteúdo “Poder Legislativo: conhecendo a Câmara Municipal”, o material já se encontra no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), na plataforma do curso.

O 3º módulo do curso de extensão “Educação Política para Cidadania”, com a temática Poder Legislativo: conhecendo a Câmara Municipal, já está disponível no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), na plataforma fdr.org.br/politicoeu. Para quem se interessar, o curso ainda segue com inscrições abertas até o dia 17 de maio.

Com duração de 70 horas, o curso aborda uma variedade de tópicos, incluindo discussões sobre democracia, participação política, estrutura do Estado, instituições políticas e educação para a cidadania, entre outros temas relevantes.

Oferecido através da modalidade de Educação a Distância (EaD), as aulas são gratuitas e divididas em seis segmentos. Os materiais incluem fascículos digitais e impressos, videoaulas e radioaulas. Os participantes recebem um certificado emitido pela UECE e UANE/FDR ao concluírem o curso.

É importante destacar que, embora o curso já tenha começado e três módulos já estejam disponíveis, ainda é possível se inscrever para participar.

Após a conclusão de todos os módulos, os participantes serão convidados a fornecer feedback através de uma pesquisa, que estará disponível entre 18 de maio e 17 de junho, oferecendo sugestões e críticas sobre a experiência do curso. A emissão dos certificados está programada para começar em 1º de dezembro.

Poder Legislativo: conhecendo a Câmara Municipal
Ministrante: José Raulino Pessoa Chaves Júnior

Democracia, representação plural e partidos políticos. Poder Legislativo no âmbito municipal e a atuação dos vereadores e das vereadoras. Como são eleitos e eleitas? O sistema eleitoral proporcional. Poder Legislativo no controle e fiscalização do Poder Executivo. Câmara Municipal e o trabalho legislativo.

>> Inscrição do curso CLIQUE AQUI

Político, Eu!?! Programa de Educação Político Cidadã

Em sua segunda edição, o programa propõe fomentar o debate público a respeito da participação política enquanto instrumento efetivo para o exercício pleno da cidadania, cultivando a compreensão sobre a democracia, suas instituições e valores.

A iniciativa contempla:
– a realização do curso de extensão “Educação Política para Cidadania”, em sua segunda turma, voltado para a formação de docentes, jovens e sociedade em geral,
– “A Escola Vai à Câmara”, com a formação e visitação de estudantes de 12 escolas de ensino fundamental de Fortaleza à Câmara Municipal de Fortaleza para viver a experiência de serem vereadores por um dia,
– elaboração e veiculação de podcasts, lives, webdocs, programas de TV e Gibi sobre política e cidadania.