CMFor celebra Dia do Exército Brasileiro em Sessão Solene

15/04/2024 - Anna Regadas

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta segunda-feira, 15, Sessão Solene em celebração ao dia do Exército Brasileiro, comemorado no dia 19 de abril. A homenagem foi proposta pelos vereadores Jorge Pinheiro (PSDB) e Ronaldo Martins (Republicanos).

O vereador Jorge Pinheiro justificou a ausência do vereador Ronaldo Martins, que se encontra em agenda internacional e apontou que a homenagem é importante para o reconhecimento e a valorização da história das Forças Armadas do país.

“Nós temos o dever de respeitar e admirar as Forças Armadas. É fundamental preservar e valorizar a memória e história dos nossos heróis. Isso é parte da necessidade que temos, de guardar a nossa história e fico feliz de estar aqui hoje para reconhecer a importância de todos aqui presentes, pela vida doada, pelo amor à pátria. Em todos os sentidos, vocês precisam ser respeitados e admirados. E em nome do povo de Fortaleza, quero agradecer a cada um pela dedicação, doação e compromisso em prol da nossa pátria”, declarou.

Na ocasião foram homenageados com a entrega de certificado as seguintes autoridades:

• Coronel Alfredo Nunes, que foi representado pelo capitão de corveta Antônio Moreira da Silva;
  • Tenente R2, Francisco José de Oliveira;
  • Coronel Adir Sampaio representado pelo coronel Pinto Sampaio;
  • General de Brigada João Crisóstomo de Sousa, representado pelo diretor de comunicação do círculo militar, coronel Benício;
  • Capitão veterano, Francisco das Chagas de Moraes, representado pelo senhor Antônio Cláudio Freire;
  • Coronel Silva Neto, representado pelo coronel Oliveira Neto;

Também foi entregue uma placa em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, ao coronel Oliveira Leite.

O coronel Oliveira Leite falou em nome dos homenageados e agradeceu aos vereadores Jorge e Ronaldo pelo reconhecimento à instituição, aos valores e à história do Exército Brasileiro.

“São 376 anos de história. Sua existência está atrelada aos valores e tradições e do compromisso e defesa com a pátria. Ao completar mais um aniversário é justo agradecer aos seus bravos soldados da ativa e veteranos pelos sacrifícios e desafios ultrapassados”, afirmou.

O coronel destacou ainda a atuação do Exército. “Hoje somos mais de 200 mil homens e mulheres, que servem à pátria. Tivemos só esse ano cerca de 70 mil incorporados. São jovens brasileiros de todas as raças e religiões. A maioria voluntariada, de origem humilde que servem a sua pátria. O Exército está presente em todo o território nacional. A postura vigilante e atenta dos nossos soldados garante a defesa e preservação dos nossos imensuráveis recursos ambientais. O braço forte garante a nossa soberania e ao mesmo tempo a mão amiga, coopera com o desenvolvimento nacional e no amparo às vítimas e das populações mais carentes”, afirmou.

A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: chefe do Estado-Maior da 10ª Região Militar, coronel Antônio Anísio Oliveira Leite; coordenador de desenvolvimento institucional e planejamento da Polícia Militar, coronel Jano Emanuel, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, Klênio Savyo Nascimento de Sousa; comandante da base área de Fortaleza, tenente coronel aviador Leonardo Amorim de Oliveira; capitão de Corveta, Henrique Pereira representando o capitão de Fragata, Daniel Rocha e o juiz federal da Justiça Militar, Rodolfo Rosa Telles.

Foto: JL Rosa