Abril Azul: ações na CMFor promovem inclusão e acesso a serviços direcionados às pessoas autistas

12/04/2024 - Adriana Albuquerque

O atendimento foi realizado por meio da Central da Cidadania com a oferta de todos os serviços, além da emissão da CIPTEA e o passe livre.

No mês de conscientização do autismo, a Câmara Municipal de Fortaleza tem direcionado ações voltadas para o atendimento a esse público. Atendendo à solicitação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, por meio da Central da Cidadania, o Legislativo ofertou atendimento especializado para todos os serviços do órgão, além da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e passe livre no transporte público.

Iniciativa, como falou Juliana Silva, mãe atípica, facilitou a emissão de documentos necessários para ter acesso a diversos serviços públicos. “Para mim o mutirão foi importante porque não tenho como fazer diversos serviços em dias alternados e conseguindo fazer tudo num dia só é muito maravilhoso”, falou.

Outra mãe atípica que também conseguiu atendimento no mutirão, Tereza Almeida fala da necessidade de promover ações direcionadas as pessoas com deficiência, concentrando diversos serviços em um só lugar. “Fiquei sabendo do mutirão através do Instagram e vim buscar o atendimento. Até o momento tínhamos encontrado dificuldade de conseguir identidade e o passe livre, e agora estamos conseguindo”. Tereza Almeida solicitou a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), do passe livre e a CIPTEA.

Dados sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista. O TEA pode se manifestar em três níveis, que são definidos pelo grau de suporte que a pessoa necessita: nível 1 (suporte leve), nível 2 (suporte moderado) e nível 3 (suporte elevado).

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.  Na mobilização da sociedade sobre o universo do autismo, a ONU instituiu o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado no dia 2 de abril, e o mês Abril Azul.

Com informações da OMS

Foto: Érika Fonseca