Oficina do Programa “político, eu !?!” chega à Escola José Militão de Albuquerque

11/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

Na próxima quinta-feira 18, os estudantes farão a visita presencial às dependências da Câmara Municipal de Fortaleza

A oficina “A Escola vai à Câmara”, do Programa “político, eu !?!” contemplou na manhã desta quinta-feira, 11, a Escola Municipal Professor José Militão de Albuquerque, localizada no conjunto Ceará. Na ocasião, alunos do 9º ano participaram da Oficina realizada pela parceria da Câmara com a Fundação Demócrito Rocha, que prepara para a simulação de uma Sessão Plenária, na Câmara de Fortaleza.

A coordenadora do Projeto, Paula Vieira explicou como foi o momento com os alunos e como a oficina é desenvolvida para preparar os estudantes para a simulação da Plenária na Câmara de Fortaleza. “Este momento em que estamos na escola José Militão é uma oficina para o dia da visita à Câmara Municipal de fortaleza. Hoje é o dia que escolhemos a mesa diretora, que eles vão treinar como ser mesa diretora, como e onde falarão, como se movimentarão, as expressões utilizadas no legislativo. Aqui é um momento de preparação para que eles comecem a aprender o processo legislativo. No dia da visita à Câmara, eles conhecerão todos os setores, os espaços, o fluxo dessa tramitação. Hoje a gente aprende a teoria para na quinta-feira 18, estarmos na Câmara para a prática.”

Angelina Kelly, aluna do 9º ano, que na simulação da Sessão Plenária fará parte da mesa diretora, no papel de representantes do povo ressaltou a relevância da Oficina para ampliar o conhecimento sobre política, legislação e cidadania. “Acho muito importante porque, naturalmente, nas escolas não temos essa oportunidade para saber cem por cento, como é elaborado uma lei, até ser aprovada. É muito boa essa oportunidade pra sabermos um pouco mais sobre cidadania. É ótimo para nós estudantes, para estarmos informados das leis. Daqui a pouco, estaremos votando e, é importante sabermos mais sobre a política.”

A professora de história, Natália Fernandes destacou a evolução dos alunos à medida que a oficina é ministrada e o posicionamento dos mesmos para debater as pautas da cidade. “Quando a começamos a debater política e cidadania com eles (alunos), no início, eles sentem um estranhamento porque não são acostumados a se colocarem como protagonistas. Com o passar do tempo, percebemos que eles mesmos percebem várias irregularidades na cidade, melhorias que podem ser feitas e, se colocam para pensar essas melhorias, para debater.”

O Programa

O programa Político, Eu !?! visa proporcionar experiências práticas aos jovens, para que compreendam melhor o funcionamento do sistema político e com isso fortalecer a educação cívica nas escolas de Fortaleza, preparando os jovens para serem cidadãos ativos e participativos na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Além das oficinas, o programa engloba também, visitas guiadas à Câmara Municipal de Fortaleza, onde os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos vereadores e, até mesmo, propor e votar projetos de lei de sua autoria.

Foto: JL Rosa