Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira ao deputado federal André Figueiredo

11/04/2024 - Andre Barbosa Pinheiro

O outorgado, foi reconhecido pelos serviços prestados à coletividade, por iniciativa do vereador Adail Júnior

A Câmara Municipal de Fortaleza homenageou, na noite desta quinta-feira, 11, no Plenário Fausto Arruda, o deputado federal André Figueiredo (PDT), com a entrega da Medalha Boticário Ferreira, maior Comenda oferecida pelo Legislativo Municipal, por seus desempenho e dedicação nos serviços realizados na sociedade de Fortaleza. A homenagem foi proposta pelo vereador Adail Júnior (PDT). A Sessão Solene foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT).

O presidente Gardel Rolim, em discurso direcionado ao homenageado, deputado André Figueiredo, falou da oportunidade de presidir a Sessão Solene e enalteceu a contribuição do Deputado aos cearenses, em especial, aos fortalezenses. “É uma honra presidir o Parlamento nesta noite, nesta oportunidade em que a Câmara Municipal de Fortaleza lhe concede a maior honraria. Saber que o trabalho de vossa excelência, em Brasília, muito dignifica todos os cearenses, especialmente, o nosso povo de Fortaleza. Uma homenagem muito Justa, uma homenagem do seu tamanho. Muito obrigado pelos trabalhos prestados ao povo de Fortaleza e ao nosso Estado.”

Propositor da homenagem, o vereador Adail Júnior ressaltou a justificativa da escolha pelo deputado André Figueiredo para receber a comenda e as atribuições do outorgado que competem o reconhecimento da outorga. “Agradeço a Deus por ter me iluminado para escolher homenagear o deputado André Figueiredo, haja vista que a Medalha Boticário Ferreira é destinada àquelas pessoas que contribuem com a cidade de Fortaleza, melhorando a educação, a mobilidade urbana, a saúde, enfim, que traga qualidade de vida ao nosso povo. Tenho certeza que a Medalha está sendo reconhecida por todos, merecidamente, ao André.”

Agraciado da noite, o deputado federal, André Figueiredo classificou a homenagem como motivo de alegria e aumento de responsabilidade com a cidade de Fortaleza. “Fico muito feliz da Câmara Municipal de Fortaleza, por iniciativa do vereador Adail Júnior, mas com a participação de todos os vereadores e vereadoras, ter me dado essa Medalha Boticário Ferreira. Com certeza aumenta, mais ainda, a minha responsabilidade com este Município, onde eu nasci, onde eu me criei, onde eu fiz política, onde eu vivo todos os dias, querendo uma Fortaleza sempre melhor.”

Deputado André Figueiredo recebendo a Medalha Boticário Ferreira pelo vereador Adail Júnior – Foto: André Lima

Além do presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Gardel Rolim; do propositor da Solenidade, vereador Adail Júnior e do outorgado da noite, deputado federal André Figueiredo, compuseram a mesa diretora, o ministro de Estado da Previdência Social, Carlos Lupi; o ex-governador do Estado do Ceará e ex-senador; Tasso Jereissati; o ex-governador do Estado do Ceará e vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes; O líder do PDT na Câmara dos Deputados, deputado Federal, Afonso Motta; o prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira, a 2ª secretária da Câmara Municipal de Fortaleza, vereadora Kátia Rodrigues (Cidadania); o líder do Governo na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Iraguassú Filho (PDT); o presidente estadual do PDT, Flávio Torres e o ex-prefeito de Fortaleza e presidente municipal do PDT, Roberto Cláudio

Também acompanharam a Sessão Solene, os vereadores de fortaleza, Carlos Mesquita (PDT); Luciano Girão (PP); Paulo Martins (PDT); Iraguassú Filho (PDT); Professor Enílson (Cidadania), Cláudia Gomes (PSDB); Raimundo Filho (PDT); Fábio Rubens (PSB) e Didi Mangueira (PDT).

Vereadores de Fortaleza acompanharam a Solenidade no Plenário Fausto Arruda – Foto: Zerosa Filho

O homenageado

O Deputado Federal André Figueiredo nasceu em Fortaleza, capital do Ceará, em uma família com mais cinco irmãos.

Ainda na juventude criou o Movimento Semente de Libertação – grupo seguidor e multiplicador da metodologia Paulo Freire, com a finalidade de ajudar na alfabetização de moradores do bairro Pirambu, uma das comunidades mais carentes da capital cearense.

Na Universidade despertou ainda mais o interesse pelas melhorias sociais. Foi presidente do Centro Acadêmico de Economia, diretor do DCE/UFC e presidente da Executiva Nacional dos Estudantes de Economia.

Formou-se em Economia e em Direito pela Universidade Federal do Ceará, e fez especialização em Comércio Exterior pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

André Figueiredo está filiado ao Partido Democrático Trabalhista – PDT desde 1984. Criou e assumiu a presidência da Juventude Socialista/CE e também foi presidente do Instituto Alberto Pasqualini.

Dedicou-se à valorização da Educação à defesa dos direitos do Trabalhador, à juventude e à soberania nacional, além, sobretudo, de lutar pela igualdade de oportunidade para povo brasileiro.

Presidiu o Sindicato dos Economistas do Ceará, foi subsecretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; foi Secretário Estadual do Esporte e Juventude; foi fundador e primeiro presidente do Fórum Nacional de Gestores de Juventude.

Em 2005, assumiu o mandato de Deputado Federal, e, em 2007, André foi empossado Secretário-Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Em outubro de 2015, André se licencia do cargo de deputado federal para assumir, como ministro, o Ministério das Comunicações.

Em 2019, André assumiu seu quarto mandato como Deputado Federal, além de liderar pela quinta vez a bancada na casa legislativa.

Em 2020, André Figueiredo é escolhido para a missão de líder da oposição na Câmara Federal. Em um ano atípico no Congresso Nacional e carregado de desafios com a infeliz chegada da pandemia, André teve a desafiante missão de dialogar com os vários partidos da oposição, e também com os do centro, para que matérias importantes fossem aprovadas no Parlamento.

No ano de 2022, pela 12ª vez consecutiva, André Figueiredo foi apontado como um dos 100 políticos mais influentes do Congresso Nacional.

A avaliação feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) utiliza como método de avaliação a capacidade dos parlamentares para conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

No fim de 2022, o deputado federal André Figueiredo foi eleito, por unanimidade, líder do PDT na Câmara Federal. Esta é a sexta vez que o parlamentar cearense recebe a responsabilidade de seus pares da bancada para a missão.

Em fevereiro de 2023, após a licença de Carlos Lupi para o Ministério da Previdência, André Figueiredo assumiu a presidência nacional do PDT.

A Medalha

A comenda leva o nome de Antônio Rodrigues Ferreira (o “Boticário Ferreira”), político que se destacou como administrador quando assumiu a Prefeitura de Fortaleza, no período de 1843 a 1859, cargo que exerceu até sua morte. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1799.

A medalha foi instituída em 1981 pela Câmara de Fortaleza para premiar o mérito cívico do cidadão que se distingue pela notoriedade do saber, relevantes serviços prestados à coletividade, e exemplos de dedicação ao serviço público.

Fotos: André Lima e Zerosa Filho